A arteterapia pode ser eficiente no combate ao estresse e às dores de cabeça

A arteterapia pode ser eficiente no combate ao estresse e às dores de cabeça

image

A arteterapia é uma técnica que tem sido cada vez mais difundida no campo terapêutico, mostrando-se positiva no tratamento de diversas doenças. Pessoas de qualquer idade podem usar a arteterapia para aliviar alguns incômodos, como o estresse e até dores de cabeça.
 

A enfermeira Elin Björling, da Universidade de Washington, fez uma pesquisa com um grupo de oito meninas adolescentes, que tinha como objetivo avaliar o poder terapêutico da arte nos níveis de estresse e de dores de cabeça entre as adolescentes. O resultado é surpreendente, já que foi possível constatar uma diminuição nos níveis dos dois incômodos entre as participantes do grupo.

VEJA TAMBÉM:

Curso de Arteterapia da USCS é credenciado na AATESP e na UBAAT

O trabalho voluntário é importante para a sua vida pessoal e profissional

Qual é a relação das cores e as nossas emoções?

O poder da arte e o nosso cérebro

Apesar disso, a enfermeira enfatizou que a pesquisa ainda é pequena e precisa ser reaplicada, porém, os seus resultados são surpreendentes. Através dessa pequena amostra, fica demonstrada a importância desse tipo de técnica como um processo terapêutico para amenizar sintomas e doenças.
 

A arteterapia foi amplamente difundida no Brasil pela médica Nise da Silveira, no começo do século XX. Seu trabalho é reconhecido mundialmente, e Nise é uma importante figura que, por anos, lutou pela conscientização das pessoas em geral e dos profissionais da saúde em particular, acerca da humanização no tratamento de pessoas com doenças psiquiátricas.  
 

Ao longo de sua carreira, Nise viabilizou um tratamento em que os pacientes de um hospital psiquiátrico do Rio de Janeiro pintavam quadros. Posteriormente, essas obras foram exibidas em várias partes do mundo e viraram um símbolo do movimento de humanização de sanatórios e manicômios.
 

A Pós USCS oferece o curso de pós-graduação em Arteterapia da USCS! Clique para conhecer:

pós-graduação em Arteterapia


FONTE: https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/arteterapia-os-beneficios-da-arte-para-mente-e-o-corpo/

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699