O poder da arte e o nosso cérebro

O poder da arte e o nosso cérebro

image

A arte, em suas diversas formas, é muito importante e essencial para a vida do ser humano, da infância a nossa velhice nós desfrutamos dos mais variados produtos artísticos. Porém, os efeitos da arte em nossa mente ainda é um mistério, a neuroestética é um campo de estudo que está tentando entender esse processo complexo.

VEJA TAMBÉM:

A aplicação do neuromarketing em sua estratégia diária

A neuroeducação na prática

As aplicações da ergonomia cognitiva

A meditação e os benefícios para o nosso cérebro


O que é a Neuroestética?

A neuroestética existe a muitos anos, mas esse nome foi dado a ela somente em 2002. Seu objetivo é investigar a interação entre a observação de um objeto artístico e quais os mecanismos cerebrais que influenciam a resposta emocional ao que está sendo consumido.
 

Vários são os processos envolvidos na apreciação artística, ao longo de estudos desse tema foi constatado que várias áreas cerebrais interagem durante uma experiência artística. Além disso, há uma relação estreita com o conhecimento e contexto cultural do indíviduo, que vai fazê-lo reagir de diferentes formas a exposição artística.
 

Por exemplo, sabe-se que ao olhar uma pintura ou ouvir uma música, o cérebro reage com uma resposta motora e sensorial. A emoção e apreciação também estão envolvidas, podendo ser interpretadas como uma recompensa que envolve o prazer.
 

A neurociência
 

Entre os campos de estudo, a neurociência faz o uso de ferramentas para analisar as funções cerebrais durante um estímulo artístico, entre eles, a neurofisiologia e a neuroimagem. Nosso cérebro, em resumo, entende a arte como uma recompensa, como um momento de prazer. Por isso, comer um prato de comida delicioso e apreciar uma boa música pode ativar as mesmas áreas cerebrais.
 

Neuromarketing
 

Esse é um estudo importantíssimo para os profissionais de Marketing, já que seus instrumentos de trabalho também são consideradas verdadeiras manifestações artísticas. Os seres humanos levam em consideração fatores como beleza e harmonia de uma imagem, a organização de um feed nas redes sociais e a apresentação de um produto.
 

Uma boa experiência artística traz ao cérebro uma sensação de bem-estar, pensando pelo lado de marketing, isso faz toda a diferença na decisão final do cliente em consumir ou não o que você está vendendo.
 

Conheça a Pós em Neuromarketing da USCS: https://bit.ly/39RqED3