Você conhece o “Fluxo de Valor de Pessoas”?

Você conhece o “Fluxo de Valor de Pessoas”?

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A Toyota tornou-se o foco de estudos e pesquisas devido ao “Sistema Toyota de Produção” – enaltecido como um sistema flexível, ágil, eficaz e inovador.
 
Porém, o “Modelo de Gestão Toyota” é mais que um sistema de produção, é o resultado de uma combinação única da cultura japonesa, da liderança da família Toyoda (jamais esquecendo da importante contribuição de Taiichi Ohno – que não era membro da família Toyoda), da influência de grandes especialistas americanos e da evolução específica do grupo Toyota.
 
 
 
A cultura ocidental é um desafio particularmente acentuado para o “Modelo Toyota” devido ao forte individualismo ocidental, o pensamento reinante de curto prazo, o modo diferente de pensar sobre causa e efeito, etc.
 
Apesar disso, o sucesso da Toyota em operações por todo o mundo dá esperanças às empresas que querem, sinceramente, aprender a se tornar uma empresa Lean.
 
Um dos principais fatores que impedem o sucesso de várias jornadas Lean é o desconhecimento da importância de criar um forte “sistema humano” que complemente os sistemas técnicos de forma a criar a cultura necessária para o sucesso da implementação do Lean System.
 
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Os sistemas de produção Lean são projetados para, fundamentalmente, expor problemas, obviamente, é necessário, então, resolvê-los.
 
Os “sistemas humanos” da Toyota contêm um “fluxo de valor central” que visa, fundamentalmente, desenvolver as pessoas, pois essas deverão ser as protagonistas na solução de problemas – é necessário que cada colaborador, em todas as áreas, atue, todos os dias, como um “agente de solução de problemas”.
 
A solução de problemas e a melhoria contínua são o foco da organização, as pessoas são apoiadas nas atividades de kaizen e na aprendizagem por líderes comprometidos e conhecedores do sistema de gestão e da importância de desenvolver as pessoas. Além disso, os sistemas de RH são projetados e implementados para apoiar os fluxos de valor de pessoas e de produção.