Você conhece o “Fluxo de Valor de Pessoas”?

Você conhece o “Fluxo de Valor de Pessoas”?

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A Toyota tornou-se o foco de estudos e pesquisas devido ao “Sistema Toyota de Produção” – enaltecido como um sistema flexível, ágil, eficaz e inovador.
 
Porém, o “Modelo de Gestão Toyota” é mais que um sistema de produção, é o resultado de uma combinação única da cultura japonesa, da liderança da família Toyoda (jamais esquecendo da importante contribuição de Taiichi Ohno – que não era membro da família Toyoda), da influência de grandes especialistas americanos e da evolução específica do grupo Toyota.
 
 
 
A cultura ocidental é um desafio particularmente acentuado para o “Modelo Toyota” devido ao forte individualismo ocidental, o pensamento reinante de curto prazo, o modo diferente de pensar sobre causa e efeito, etc.
 
Apesar disso, o sucesso da Toyota em operações por todo o mundo dá esperanças às empresas que querem, sinceramente, aprender a se tornar uma empresa Lean.
 
Um dos principais fatores que impedem o sucesso de várias jornadas Lean é o desconhecimento da importância de criar um forte “sistema humano” que complemente os sistemas técnicos de forma a criar a cultura necessária para o sucesso da implementação do Lean System.
 
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Os sistemas de produção Lean são projetados para, fundamentalmente, expor problemas, obviamente, é necessário, então, resolvê-los.
 
Os “sistemas humanos” da Toyota contêm um “fluxo de valor central” que visa, fundamentalmente, desenvolver as pessoas, pois essas deverão ser as protagonistas na solução de problemas – é necessário que cada colaborador, em todas as áreas, atue, todos os dias, como um “agente de solução de problemas”.
 
A solução de problemas e a melhoria contínua são o foco da organização, as pessoas são apoiadas nas atividades de kaizen e na aprendizagem por líderes comprometidos e conhecedores do sistema de gestão e da importância de desenvolver as pessoas. Além disso, os sistemas de RH são projetados e implementados para apoiar os fluxos de valor de pessoas e de produção.
 
 
 
Boa parte dos profissionais que trabalham com o Lean System conhece e utiliza o “VSM” – Value Stream Mapping – que foca, basicamente, os fluxos de materiais e de informações, e, evidencia o desperdício sistêmico – servindo para orientar as atividades de kaizen que proporcionarão maior ganho para todo o fluxo de valor em questão. Porém, o “Fluxo de Valor de Pessoas”, composto por um ciclo contínuo que aprofunda a capacidade, confiança e comprometimento dos colaboradores com a empresa, é, ainda, pouco conhecido.
 
Entende-se que o sucesso do colaborador é o sucesso da empresa, e vice-versa. Assim, a Toyota não está apenas focada em fabricar automóveis de alta qualidade, mas, também, em “fabricar” pessoas de alta qualidade que agregarão valor à empresa e à toda sociedade – no Lean System nosso lema é: “PESSOAS PRIMEIRO!”.
 
Fundamentalmente, o “Fluxo de Valor de Pessoas” visa:
 
Atrair as “pessoas certas” (capazes de prosseguir no “Fluxo de Valor de Pessoas” e que tenham seus valores pessoais similares/ compatíveis com os valores da empresa);
 
Orientar e desenvolver suas capacidades (seguir e melhorar o padrão de trabalho, entender os valores e a cultura da empresa);
 
Envolver todas as pessoas em atividades de melhoria e solução de problemas, e, integrá-las ao grupo (aqui as atividades de kaizen, os círculos de controle de qualidade, os A3’s e a rotatividade de funções, são fundamentais);
 
Inspirar as pessoas a absorver e praticar, em todos os momentos, os valores Toyota (criando alta identificação com a empresa e orgulho por trabalhar nela – isso impacta diretamente em outro aspecto muito importante: moral da equipe!).
 
Fica claro que o sucesso nas jornadas Lean depende, além da capacidade técnica, da compreensão do “Modelo de Gestão Toyota”, da capacidade de enxergar a importância do “Fluxo de Valor de Pessoas” e de implementar ações eficazes, de acordo com sua realidade, que tenham por objetivo atrair, desenvolver, envolver, inspirar e reter talentos dentro da cultura Lean de forma a garantir a sobrevivência da empresa nesses tempos desafiadores, criar vantagem competitiva no longo prazo, e, agregar valor não só aos clientes e à empresa como também para toda a sociedade!
 
Texto produzido por:  Fabrício Bello Sensei Lean
 
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