Use a comunicação como ferramenta para desenvolver a sua inteligência emocional

Use a comunicação como ferramenta para desenvolver a sua inteligência emocional

image

A boa comunicação é uma das chaves para o sucesso pessoal e profissional, e está completamente ligada à inteligência emocional. Saber comunicar-se dentro do ambiente corporativo é essencial para evitar conflitos, mal-entendidos e solucionar problemas.
 

Uma comunicação clara e precisa é o que você precisa usar como instrumento para alcançar a inteligência emocional. Portanto, o primeiro passo para usar essa ferramenta da melhor forma é sempre pensar antes de responder qualquer coisa.

Quando pensamos melhor no que vamos responder, fica mais fácil evitar confusões ou ruídos na comunicação.
A calma é a virtude mais valiosa que podemos cultivar. Agir por impulso e sair respondendo às pessoas grosseiramente não resolvem os problemas. É preciso ser mais paciente em suas relações.

VEJA TAMBÉM:

Por que o autoconhecimento é tão importante?

Como usar a inteligência emocional para lidar com as mudanças

O impacto da pandemia na saúde mental, física e financeira da população mundial

Cultivar uma mente saudável pode ajudar a preparar os atletas durante o distanciamento social

Sempre pergunte. Tire o foco de você mesmo(a) durante a conversa. É importante saber ouvir e também fazer perguntas para que o outro se sinta dentro daquela conversa.
 

Esteja pronto para escutar o próximo; dê espaço para a fala do outro. Isso dá fluidez à conversa e demonstra o seu interesse no que o seu colega está dizendo. Falar é importante, mas escutar é essencial.
 

Mostre-se disponível durante a conversa; preste atenção; traga assuntos interessantes para a pauta. Durante uma troca de ideias é preciso que ambas as partes estejam engajadas em trocar opiniões e informações. Por isso, use desse momento para elogiar, escutar, comentar pontos que você acha interessante.
 

Desenvolver uma boa comunicação só tem coisas boas para agregar em sua vida. Além disso, comunicar-se de forma correta ajuda nas relações sociais e profissionais, e é um sinal claro de inteligência emocional.
 

Conheça o curso de Psicologia Positiva e Inteligência Emocional: http://bit.ly/2K0OjGK