Um RH humanizado é o caminho para a satisfação corporativa

Um RH humanizado é o caminho para a satisfação corporativa

image

Em uma das palestras do CONARH 2019 foi discutida a humanização das ações do departamento de Recursos Humanos. A missão mais difícil dentro de um ambiente de trabalho é tirar as atividades do modo automático. É importante bater as metas e alcançar os resultados esperados, mas será que o setor de Recursos Humanos está se preocupando com o capital humano? É urgente que o RH das empresas se posicione efetivamente para garantir aos funcionários um bom ambiente de trabalho.
 

Através de ações internas, é possível conquistar um ambiente corporativo mais engajado e agradável. O simples gesto de mostrar-se preocupado com a saúde dos funcionários pode gerar um sentimento de segurança na equipe.
 

Colaboradores são valiosos para as empresas
 

Muitos setores de RH pensam apenas com os “olhos da empresa”, um posicionamento completamente desalinhado e equivocado nos dias de hoje. É preciso ter maior cuidado com os funcionários, propor inovações e mudanças que beneficiem diretamente o convívio no ambiente corporativo.
 

VEJA TAMBÉM:

A ética e o setor de recursos humanos

A equipe de recursos humanos precisa trazer à tona a diversidade para dentro das empresas

A decoração do escritório interfere na proatividade dos funcionários

As melhores práticas para o gestor de pessoas aplicar em seu dia a dia

Como fazer isso?
 

•    Ofereça oportunidades de crescimento na empresa e faça recrutamentos internos.
•    Incentive o espírito acadêmico, ofereça bolsas de incentivo para a continuidade dos estudos e aperfeiçoamento das habilidades de seus colaboradores.
•    Promova palestras, cursos e discussões internas de temas variados, sejam ou não relacionados à empresa. Palestras sobre finanças pessoais, saúde mental e criatividade podem ser conteúdos interessantes para os funcionários.
•    Há também a possibilidade de criar programas de incentivo ao desempenho. Participação nos lucros e bonificações são poderosas ferramentas para a motivação da equipe.
•    É preciso pensar em espaços para que os funcionários descansem, estudem ou tenham alguns minutos de lazer em seu horário de almoço.
•    Atenção máxima à saúde dos colaboradores, mas não só física. Questões relacionadas à saúde mental precisam ser discutidas com urgência.
•    Abra um canal de comunicação em que os colaboradores possam se sentir à vontade para se expressar.

•    Escute as reclamações e sugestões dos funcionários, é a partir disso que se pode entender as necessidades de todos.
 

Os setores de RH precisam se preocupar em gerar gatilhos que proporcionem bem-estar para os funcionários – disso podem sair equipes extremamente motivadas. Uma equipe feliz é muito benéfica para o clima da empresa e também para os resultados. Insatisfação gera decepção.
 

Outro ótimo caminho é fazer um curso de especialização para aprofundar seus conhecimentos sobre as relações humanas dentro de ambientes corporativos. A USCS se preocupa com a humanização desses ambientes através da instrumentalização dos profissionais da área de Recursos Humanos. Oferecemos o curso de MBA em Gestão de Departamento Pessoal e Relações Trabalhistas, que tem como como meta a plena capacitação dos participantes para aplicar, com visão estratégica, as melhores práticas relacionadas aos aspectos legais e trabalhistas na administração de pessoas, contribuindo de forma positiva para os resultados organizacionais. Saiba mais em: https://bit.ly/2SFfkSe
 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699