A ética e o setor de recursos humanos

A ética e o setor de recursos humanos

image

A ética é um assunto bem profundo, e é um tema ainda mais delicado de tratar quando falamos do ambiente corporativo. Fica a cargo dos gestores de recursos humanos conscientizar as pessoas sobre ações adequadas na rotina das equipes. Os profissionais de recursos humanos lidam com questões éticas em muitos momentos durante sua jornada de trabalho, por isso, é o setor ideal para ajudar a empresa nessa missão.  
 

Um gestor de RH tem acesso a informações íntimas das pessoas que trabalham na empresa, sabem sobre o passado profissional e conhecem detalhes pessoais que são colhidos em avaliações, por exemplo. Para lidar com esse grande volume de informações, é preciso saber administrar tudo isso e ter um cuidado maior para não expor os colaboradores ou ajudar na criação de boatos maldosos pelos corredores.
 

O que é ser ético?
 

Ser ético é um dos valores mais importantes de nossa carreira profissional. As pessoas que não têm noção da importância das ações éticas podem estar fadadas a cometer muitos equívocos e gerar desconforto dentro da empresa.
 

VEJA TAMBÉM:

Como ser um líder coerente?

Uma mudança organizacional precisa de gestão de talentos

A equipe de recursos humanos precisa trazer à tona a diversidade para dentro das empresas

As melhores práticas para o gestor de pessoas aplicar em seu dia a dia

A ética nos proporciona também um senso de autorreflexão, que permite que façamos uma avaliação de nosso comportamento e posicionamento perante a sociedade. Sem essa autocrítica, fica difícil reparar e corrigir nossos erros como profissionais, avaliar nosso posicionamento perante as situações corporativas e melhorar nossas ações.
 

O papel do RH
 

O RH é importantíssimo para desmitificar esse assunto. É essencial mudar políticas internas e pensar em uma comunicação para abordar o tema de forma didática para todos da empresa. A meta é implementar ações e engajar funcionários para que todos possam adotar um comportamento mais adequado dentro das instituições. Em contribuição com os colaboradores, o RH pode elaborar um código de conduta, que pode ser a saída para que todos comecem a se familiarizar com as práticas adequadas dentro do ambiente corporativo.
 

Empresas com um clima organizacional afetado por desvios éticos podem sofrer questões gravíssimas. E isso não afeta só a relação entre as pessoas, mas também a produtividade da equipe e a performance dos resultados.
 

Nos dias de hoje, precisamos cada vez mais de profissionais com qualificação elevada para atuar dentro dos setores de recursos humanos. As necessidades corporativas passam por grandes transformações o tempo inteiro, e como acompanhar isso tudo? Os cursos de especialização são a opção perfeita para quem quer aprofundar o conhecimento e se manter atualizado. Conheça a Pós-Graduação em MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: https://bit.ly/2LaJBGf

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699