Trabalhar a forma correta de se dar más notícias é importante para os profissionais da saúde

Trabalhar a forma correta de se dar más notícias é importante para os profissionais da saúde

image

Os profissionais da saúde lidam diariamente com as vulnerabilidades humanas. Dentro dos hospitais, há vidas que estão sendo cuidadas, inúmeras pessoas com enfermidades que se agravam e aquelas que sucumbem às doenças e falecem. Em um momento tão delicado como a morte, por exemplo, o profissional da saúde é o elo mais importante entre paciente e família, e quando acontece um óbito ou um agravamento no quadro do paciente, é preciso que o profissional saiba como informar os parentes sobre o ocorrido.

VEJA TAMBÉM:

A liderança em Enfermagem

O que é embolia pulmonar?

Disfunções cognitivas podem ser comuns em pacientes que tiveram COVID-19

No mês de abril, número de mortes de enfermeiros por Covid-19 tem queda significativa

Quando uma pessoa precisa de cuidados mais intensivos e acaba sendo internada, em seus dias de hospitalização, acaba-se criando um elo muito forte entre o paciente, a equipe médica e os familiares. Os profissionais da saúde desempenham um papel importantíssimo no que diz respeito à comunicação com a família e o próprio paciente.
 

Para que a tarefa de dar más notícias seja feita de forma correta, empática e cuidadosa, é preciso que a equipe médica, muitas vezes, tenha um treinamento para aprender a lidar com esse momento.
 

Quando há o agravamento de um quadro de saúde, por exemplo, os profissionais precisam ter em mente que a família precisa ser amparada e preparada para enfrentar essa adversidade. Dentro dos hospitais, há muitas vidas envolvidas, e muitas dessas pessoas estão fragilizadas e precisam de alento.
 

Por isso, identificou-se uma necessidade no mercado de trabalho: oferecer conhecimento para instrumentalizar os profissionais da saúde para que consigam se comunicar e dar más notícias. É através da educação e do aprendizado que muitos conseguem desenvolver estratégias de comunicação para acolher pacientes e familiares.
 

Em sua matriz curricular, nosso curso de Pós-Graduação em Fisioterapia em Cuidados Paliativos tem a disciplina “Comunicação de más notícias na fisioterapia”, a fim de promover uma ampliação dos conhecimentos acerca da comunicação em momentos de crise e de dificuldade dentro do ambiente hospitalar, preparando os profissionais da área de fisioterapia para lidar com as mais complexas adversidades dentro da rotina médica.
 

Conheça o nosso curso de Pós em Fisioterapia em Cuidados Paliativos: https://bit.ly/3w32Bwv



 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699