Será que você está se autossabotando?

Será que você está se autossabotando?

image

A autossabotagem é muito comum e costuma afetar as pessoas em sua vida profissional e pessoal. Muitas dessas pessoas são tão afetadas com essas questões que acabam deixando de fazer coisas, adiando sonhos e até passam a cultivar uma infinidade de pensamentos negativos. Em alguns casos, o indivíduo tem sua vida profundamente devastada pela autossabotagem e precisa de ajuda psicológica para lidar com as consequências disso. 
 
VEJA TAMBÉM:
A autossabotagem é consequência de alguma coisa vivida? 
 
Sim, geralmente as pessoas desenvolvem esse tipo de problema na infância ou na adolescência. Nesses períodos de nossas vidas, sofremos uma série de questões que impactam em nosso desenvolvimento, e também é nessas fases que construímos nossas referências, que serão levadas para o resto de nossas vidas.
 
Quando estamos em desenvolvimento, acabamos absorvendo muitas coisas de nossos pais ou de pessoas que são responsáveis por nossa criação. Entre elas estão sentimentos de rejeição, abandono e culpa. É na infância e na adolescência que também desenvolvemos os traços de nossa personalidade e, muitas vezes, passamos por situações traumáticas que nos marcam para sempre. 
 
Dessa forma, os momentos positivos e negativos que vivemos influenciam diretamente na forma como, em nossa fase adulta, lidamos com o mundo e seus desafios. Tudo isso também influencia diretamente no desenvolvimento de depressão e ansiedade. 
 
Sinais da autossabotagem
 
A pessoa vê sempre o lado negativo das coisas. 
Tem medo constante de errar. 
Tem o costume de adiar tarefas.
Tem a convicção de que é autoinsuficiente. 
Tem o costume de se comparar constantemente com os outros. 
 
O psicólogo é o profissional adequado para tratar a autossabotagem 
 
O psicólogo é o profissional adequado para tratar esse tipo de quadro, pois consegue ajudar o paciente a se autoconhecer, dando a ele o suporte adequado para que possa entender seus próprios sentimentos e amenizar suas angústias. Dessa forma, é possível obter um tratamento adequado e eficiente. 
 
Conheça os cursos de Pós em Psicologia da USCS: https://bit.ly/3jG7mbV
0800 767 8727 | (11) 2714-5699