Por que a Psicomotricidade é tão importante para a Educação Infantil?

Por que a Psicomotricidade é tão importante para a Educação Infantil?

image

Através da psicomotricidade, é possível realizar um estudo do movimento e da interação social do indivíduo. Por meio da atividade física, o educador busca melhorar a relação da criança com o próprio corpo. Portanto, quando falamos de educação infantil, entender os movimentos é essencial para ajudar o pequeno a compreender o papel de seu corpo nos processos de comunicação.
 

Dentro da sala de aula, o impacto que a psicomotricidade tem é gigantesco. É possível melhorar aspectos como noção espacial, organização, lateralidade, estruturação espacial e esquema corporal. Tudo isso é importante para a convivência dos alunos em seu dia a dia.

VEJA TAMBÉM:

Educação 4.0

O que é a dislexia?

Habilidades cognitivas e o aprendizado remoto

A importância de educar as crianças com gentileza, carinho e positividade

Através do acompanhamento psicomotor, é possível contribuir para um desenvolvimento integral da criança. Durante o período escolar, há uma exposição intensa a uma série de conteúdos e aprendizados que são levados para a vida adulta. Sem o investimento da escola em profissionais que estejam em sala de aula para acompanhar a psicomotricidade dos alunos, é possível prever danos como:
 

•    dificuldade de identificar esquerda e direita;
•    problemas no acompanhamento da direção gráfica da leitura e escrita;
•    dificuldades na distinção de letras como o “p”e o “b”.

 

É por meio da psicomotricidade que temos o conhecimento amplo sobre a relação do movimento e do desenvolvimento psíquico da criança. Portanto, as escolas precisam investir em profissionais habilitados para aplicar atividades para desenvolver os alunos nesse sentido.

 

Assista nosso conteúdo complementar: Benefícios da Psicomotricidade na aprendizagem.

 

                                 
 

Conheça agora a Pós-graduação em Psicomotricidade da USCS: https://bit.ly/2LAIAfe