O que é a dislexia?

O que é a dislexia?

image

A dislexia é classificada como um distúrbio genético que dificulta os processos de aprendizagem como a escrita e a leitura. A característica principal do distúrbio é a dificuldade de formar palavras e de encadear as letras. O disléxico acaba trocando a ordem das letras durante a leitura e a escrita.
 

É importante ressaltar que a dislexia ainda não tem causas plenamente esclarecidas, porém, podemos afirmar que o distúrbio não tem relação com Q.I. baixo. Há casos de pessoas com dislexia que se atrapalham com as palavras, mas são ótimos na resolução de cálculos.

VEJA TAMBÉM:

Educação 4.0

Neuropsicopedagogia x Psicopedagogia

O processo de desenvolvimento e aprendizagem de alunos com TDAH

A importância de educar as crianças com gentileza, carinho e positividade

Em geral, o diagnóstico do distúrbio acontece ainda na infância, e ele é classificado em diferentes níveis. A incidência de meninos disléxicos é maior, se comparada aos casos entre o sexo feminino. O acompanhamento profissional médico é importantíssimo para a criança com esse quadro, já que isso evita que seu desenvolvimento seja afetado e melhora questões relacionadas à autoestima e ao bem-estar mental e social.

Sintomas:

 

•    É comum a troca de letras que têm o som parecido, como F, V; B, P; D, T.
•    Enfrenta dificuldades para estudar.
•    A fala é prejudicada.
•    Costuma confundir palavras que têm o som parecido.
•    Comete constantemente erros de ortografia.
•    Costuma ler com lentidão.
•    Inverte ou pula sílabas na hora de ler ou de escrever.
•    Não localiza facilmente o lado esquerdo e o direito.

A dislexia não tem cura, contudo, seu diagnóstico precoce ajuda a criança a se desenvolver de forma adequada e sem prejuízos. É preciso acompanhamento psicológico e fonoaudiológico para ajudar a criança a superar as barreiras do distúrbio e, assim, viver uma vida normal.

 

Além disso, a terapia ajuda em questões relacionadas à autoestima e à segurança, pontos que podem ser prejudicados, se a pessoa não passar por uma rotina de tratamentos frequentes. Os pais de uma criança disléxica precisam estar atentos aos sinais e promover uma série de oportunidades de desenvolvimento. Apresentar a criança ao mundo esportivo e ao das artes é importantíssimo para seu tratamento, seu desenvolvimento pessoal e social.

Conheça os cursos de Pós-graduação em Psicologia da USCS: https://bit.ly/3000CfD


 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699