Neuropsicopedagogia x Psicopedagogia

Neuropsicopedagogia x Psicopedagogia

image

A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) oferece o curso de Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, bem como a Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Engana-se quem pensa que os cursos são parecidos, pois a base teórica de cada um tem suas particularidades de campos de estudo.
 

Neuropsicopedagogia
 

As neurociências envolvem várias áreas de conhecimento (biologia, fisiologia, medicina, física, psicologia, pedagogia, entre outras) que estudam as estruturas, o desenvolvimento e as funções do sistema nervoso. Quando aliados à educação (neurociências aplicadas à educação), esses estudos colaboram para o aperfeiçoamento de estratégias que facilitem o aprendizado do aluno, como no trabalho pedagógico com alunos que apresentam transtornos e dificuldades de aprendizagem.
 

VEJA TAMBÉM:

Por que a meditação pode ser tão benéfica no ambiente escolar?

Habilidades cognitivas e o aprendizado remoto

Desvalorização salarial é uma das mais graves dificuldades dos professores

A importância da análise de comportamento para os professores

Segundo o Código de Ética Técnico-Profissional da Neuropsicopedagogia, “A Neuropsicopedagogia é uma ciência transdisciplinar, fundamentada nos conhecimentos das Neurociências aplicadas à educação, com interfaces da Pedagogia e Psicologia Cognitiva, que tem como objeto formal de estudo a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana numa perspectiva de reintegração pessoal, social e educacional”.
 

Dessa forma, no contexto atual, no qual os estudos sobre aprendizagem se aprofundam nas questões neurológicas e cerebrais, ou seja, em que educação e saúde se integram em prol de um ensino e uma aprendizagem eficazes, especializar-se em Neuropsicopedagogia significa ampliar as bases do conhecimento para a busca de práticas clínicas e institucionais de excelência.
 

Objetivos do curso
 

Com professores altamente capacitados e atualizados, pretende-se formar profissionais da neuropsicopedagogia capazes de identificar, prevenir, diagnosticar e tratar, com base nas neurociências, possíveis alterações que interfiram na aprendizagem.
 

Psicopedagogia
 

A Psicopedagogia tem como objetivo geral um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar de aprofundamento das reflexões a respeito de como se tece o processo de conhecimento humano. O seu objeto de estudo se centra no processo de ensino e de aprendizagem, focalizando os impasses que nele ocorrem, bem como a possibilidade de superação desses impasses por meio do uso de estratégias específicas para apoiar alunos com dificuldades de aprendizagem, deficiência e distúrbios emocionais que interferem na aprendizagem.

Objetivos do curso

 

•    Fornecer instrumental teórico-prático para que o psicopedagogo atue tanto no contexto institucional como no preventivo e na clínica psicopedagógica.
•    Criar condições para que o psicopedagogo possa atuar na investigação psicopedagógica, utilizando os referenciais científicos, visando ao fortalecimento do estudo dentro da própria psicopedagogia e no seu intercâmbio com áreas afins.
•    Especializar profissionais aptos a assessorar os professores a respeito dos diversos aspectos que o processo de ensino-aprendizagem apresenta.
•    Especializar profissionais aptos a fornecer aos professores de rede pública e privada os fundamentos necessários ao processo de inclusão dos alunos com deficiência.
•    Propiciar fundamentos teórico-práticos para o psicopedagogo na área de psicopedagogia institucional, necessários ao bom desempenho do seu papel.
•    Propiciar fundamentos teórico-práticos para o psicopedagogo na área de Psicopedagogia Preventiva.
•    Propiciar fundamentos teórico-práticos para que o psicopedagogo possa exercer o diagnóstico, a intervenção e o tratamento psicopedagógico.

 

O mercado de trabalho
 

Neuropsicopedagogo
 

O profissional com essa especialização em seu currículo pode atuar em universidades, escolas, faculdades, ONGs, postos de saúde, centros de atendimento social, consultórios e clínicas.
 

Psicopedagogo
 

A Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica dá ao profissional uma ampliação em seu campo de atuação. Por isso, profissionais com essa qualificação podem desempenhar funções importantíssimas dentro do ambiente educacional, ajudando no desenvolvimento institucional e dos estudantes, sempre visando à melhora da qualidade de ensino para que todos os alunos tenham um aprendizado eficiente.
 

Conheça os cursos:
 

Pós em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional: https://bit.ly/2RvOVry
Pós em Psicopedagogia Institucional e Clínica EAD: https://bit.ly/3bWGcrM
Pós em Psicopedagogia Institucional e Clínica Presencial: https://bit.ly/3eYaKtR



 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699