A importância da análise de comportamento para os professores

A importância da análise de comportamento para os professores

image

Os professores são um dos principais agentes no processo de desenvolvimento das crianças, por isso, precisam cada vez mais aprofundar o seu conhecimento para melhorar os processos dentro da sala de aula. É fato que é preciso ter um faro mais apurado para analisar o comportamento durante a infância e a adolescência, com o intuito de facilitar o processo de aprendizagem e de acolher os alunos de forma adequada, respeitando suas fases.
 

Entender os princípios básicos do comportamento humano é importantíssimo para o professor, principalmente nessa fase, na qual encontramos muita desmotivação e falhas dentro do processo de aprendizagem em sala de aula. Podemos afirmar que vivemos uma crise educacional, e sua origem vem do cansaço, da falta de assistência individual para os alunos e de algumas falhas no processo de ensino e aprendizagem.
 

Por que a análise de comportamento é tão importante?
 

•    Ajuda na resolução dos problemas dentro da sala de aula.
•    Fornece aos professores ferramentas que possibilitam o ensino eficaz.
•    Quando o professor se especializa nessa área, terá uma bagagem teórica e prática para mudar comportamentos e treinar habilidades, visando a uma educação exemplar.

 

Dentro da sala de aula, o professor lida com uma diversidade de comportamentos, vivências e culturas. Quando ele entende isso, fica mais fácil estabelecer objetivos e técnicas de ensino mais individualizadas para que todos os seus alunos consigam aprender de fato.

VEJA TAMBÉM:

A neuroeducação na prática

Educação especial entra em discussão para a aplicação de recursos do Fundeb

O profissional de psicopedagogia

O poder da arte e o nosso cérebro

Ao compreender melhor o comportamento do aluno e seu histórico de aprendizagem, o professor conseguirá montar um plano de ensino eficiente. A partir disso, ele poderá elevar o nível de acordo com os progressos do aluno, e também tornar as atividades mais difíceis gradativamente. Assim, o processo de aprendizagem se torna mais equilibrado, organizado e eficiente.

 

Nos momentos iniciais, há uma técnica bastante eficiente que pode ajudar o professor dentro da sala de aula. Você pode criar premiações ou gatilhos de estímulo para que o aluno se sinta motivado a alcançar os objetivos educacionais. Porém, é importante ressaltar que essa ferramenta não pode ser usada sempre; é preciso moderar. Pense em outras formas de recompensa, como indicadores de progresso.
 

Vale tudo para conseguir alinhar os objetivos educacionais com o comportamento dos alunos: jogos, softwares ou novas metodologias. O importante é que tudo esteja alinhado para que os alunos sejam estimulados e levados a conquistar o objetivo principal.
 

É fato que a realidade das escolas brasileiras está muito longe da perfeição em ensino, e isso por diversos fatores, como número exorbitante de alunos por sala e escassez de recursos. Ainda assim, o pouco que o docente conseguir aplicar em seu dia a dia profissional poderá gerar grandes avanços.
 

Pós-graduação em Educação
 

A Pós USCS tem um compromisso sério com a formação de profissionais de excelência, e isso inclui todos aqueles que dedicam suas vidas para ensinar. Os educadores são um dos pilares mais importantes da formação dos seres humanos e, portanto, merecem nossa gratidão e nosso profundo respeito.
 

A Pós USCS oferece uma série de cursos de Pós-graduação em Educação, com o objetivo de habilitar e capacitar os professores para o exercício de sua profissão de forma plena e com um conhecimento de excelentíssima qualidade.
 

Conheça os cursos da Pós USCS: https://bit.ly/3au7Lq3

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699