A importância de educar as crianças com gentileza, carinho e positividade

A importância de educar as crianças com gentileza, carinho e positividade

image

O processo de aprendizagem precisa ser muito leve, positivo e sem punições. Esse é o princípio da Disciplina Positiva. O conceito foi desenvolvido pelos psiquiatras Alfred Adler e Rudolf Dreikurs, e o principal objetivo desse tipo de metodologia é desenvolver a autoestima das crianças por meio de uma educação firme, sem perder a gentileza, sem usar recompensas nem punições como moeda de troca.
 

Para o sucesso da Disciplina Positiva, os pais precisam se desconstruir em vários aspectos, já que carregamos, em nossa herança cultural, algumas crenças e atitudes nocivas no que diz respeito à educação. É mediante esse conceito que as crianças se sentirão encorajadas a solucionar problemas do cotidiano de forma responsável e empática.

VEJA TAMBÉM:

Neuropsicopedagogia x Psicopedagogia

O processo de desenvolvimento e aprendizagem de alunos com TDAH

Por que a Psicopedagogia é tão importante para a educação?

A psicopedagogia é uma área em ascensão entre os educadores

Baseando-se na Disciplina Positiva, é possível construir uma sociedade melhor para todos. Assim como todos os adultos, as crianças querem ser ouvidas, incentivadas e compreendidas. Para isso acontecer, é preciso que deixemos de lado a ideia de técnicas punitivas. O autoritarismo não tem lugar para o desenvolvimento de ações baseadas nessa técnica.
 

É preciso que pais e professores se unam para proporcionar uma educação mais inclusiva, em todos os sentidos. A fim de provocar mudanças profundas nos indivíduos, é bom ressaltar que muitas das ações das crianças são feitas por meio do exemplo, portanto, é preciso que os adultos estabeleçam pontos importantes, como o respeito, a gentileza, a empatia e o amor em suas relações cotidianas.
 

Para que o conceito funcione em seu contexto familiar/escolar, é preciso entender que muitas das nossas ações no dia a dia são influenciadas pela linguagem. Pequenas ações, como a comunicação não violenta, oferecer ajuda em vez de impor algo e proferir frases que incentivam a autoestima e a independência, podem ser essenciais para a aplicação da Disciplina Positiva à rotina da criança.
 

Conheça o curso de pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica: https://bit.ly/3eYaKtR


 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699