Por que a Psicopedagogia é tão importante para a educação?

Por que a Psicopedagogia é tão importante para a educação?

image

O processo de aprendizagem é muito complexo e, para muitos, difícil de entender, mas, dentro do ambiente educacional, existe uma série de profissionais que executam funções importantíssimas para ajudar os estudantes a desfrutar do conteúdo da melhor forma. Esse é o caso do psicopedagogo. Dentro do ambiente escolar, a psicopedagogia tem uma importância incalculável. É a partir de um estudo mais amplo e profundo que se identificam possíveis problemas no processo de aprendizagem.
 

A psicopedagogia está ligada a áreas importantíssimas, como a saúde e a educação. Dessa forma, o profissional consegue decifrar todos os processos que levam o ser humano a aprender. Ao realizar o acompanhamento de alunos, regulares ou não, e de todas as faixas etárias, o psicopedagogo faz a ligação entre a realidade vivida pelo aluno dentro e fora da sala de aula.

VEJA TAMBÉM:

A importância da análise de comportamento para os professores

A psicopedagogia é uma área em ascensão entre os educadores

Neuropsicopedagogia x Psicopedagogia

Habilidades cognitivas e o aprendizado remoto

O psicopedagogo e sua atuação
 

O profissional com essa formação pode atuar diretamente no diagnóstico e tratamento de indivíduos que estão passando por obstáculos que os impedem de ter uma aprendizagem plena, e sua ajuda pode ser solicitada em qualquer situação. Apesar disso, muitos pais pensam que o psicopedagogo só entra em cena quando há um problema já estabelecido; porém, esses profissionais desempenham um trabalho belíssimo de prevenção.
 

Por meio dessa especialidade, o profissional com formação em Psicopedagogia Institucional e Clínica pode realizar um trabalho magnífico visando ao acolhimento, à descoberta, à prática e aos métodos que melhor se adaptam à realidade dos alunos e da escola, realizando um trabalho junto ao corpo docente da instituição, aos alunos e às famílias envolvidas.
 

O objetivo do psicopedagogo
 

Dentro da rotina escolar, o psicopedagogo precisa entender e acolher o aluno que está enfrentando dificuldades no aprendizado. Faz parte desse acompanhamento identificar as possíveis causas desse processo de aprendizagem que está sendo prejudicado. Os casos que necessitam de uma intervenção do psicopedagogo são:
 

•    Autismo.
•    Dislexia.
•    TDAH.
•    Discalculia.
•    Bullying.
•    Reprovação escolar.
•    Desmotivação.

 

Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica
 

A Psicopedagogia tem como objetivo geral realizar um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar de aprofundamento das reflexões a respeito de como se tece o processo de conhecimento humano. O seu objeto de estudo é o processo de ensino-aprendizagem, focalizando os impasses que nele ocorrem, bem como a possibilidade de superação desses impasses por meio do uso de estratégias específicas para apoiar alunos com dificuldades de aprendizagem, deficiência e distúrbios emocionais que interferem na aprendizagem.
 

Conheça a Pós em Psicopedagogia Institucional e Clínica: https://bit.ly/3eYaKtR

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699