Pesquisa publicada pela USCS demonstra a importância da Fisioterapia no pós-COVID

Pesquisa publicada pela USCS demonstra a importância da Fisioterapia no pós-COVID

image

Uma recente pesquisa publicada pelo ConjUSCS, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), demonstrou que a fisioterapia cardiorrespiratória é importantíssima após uma infecção pelo novo coronavírus. O projeto foi elaborado no laboratório da instituição, com as professoras e pesquisadoras Adriana Paulino de Oliveira e Laura Maia. 
 
VEJA TAMBÉM:
A COVID-19 é uma doença que afeta diretamente o sistema cardiorrespiratório e musculoesquelético. Diante disso, a fisioterapia age como uma ferramenta poderosa para a reabilitação desses pacientes. Esse tipo de terapia é importantíssimo para proporcionar qualidade de vida e recuperação da normalidade que a pessoa tinha antes de ser infectada pelo vírus. 
 
 
Fisioterapia pós-COVID
 
As dificuldades após a infecção variam caso a caso, mas podemos listar duas que são comuns: dificuldade de respiração e problemas na absorção de oxigênio. O acompanhamento fisioterapêutico deve ser feito de acordo com as necessidades do paciente; portanto, só por meio de uma avaliação médica é possível determinar a frequência de sessões e o ritmo do tratamento. 
 
No ambulatório da USCS, as professoras e pesquisadoras Adriana Oliveira e Laura Maia trabalham justamente em prol da recuperação da qualidade de vida dessas pessoas, devolvendo o máximo de normalidade possível após o contágio pelo coronavírus. Essa ação da Universidade é para ajudar no tratamento de pessoas que não têm acesso a esse tipo de tratamento, contribuindo assim para a saúde da sociedade local. 
 

 

 

 

Até o momento, foram realizados mais de 100 atendimentos na instituição, o que é um orgulho para a USCS. Para a realização do tratamento, o paciente passa por uma avaliação inicial, em que são checados o grau de força dos músculos respiratórios e a capacidade funcional desses músculos. O paciente também passa por testes de caminhada, de força muscular e de resistência. Todo esse esforço tem gerado grandes resultados para os pacientes que procuram tratamento no ambulatório da USCS. 
 
O compromisso social da USCS nos orgulha todos os dias, e é por isso que trilhamos um caminho de ofertar aprendizado especializado para os profissionais do mercado, trazendo sempre a excelência na educação e na experiência acadêmica de nossos alunos. 
 
Ofertamos cursos de Pós em Fisioterapia nas modalidades EAD e presencial. Quer conhecer as especializações que oferecemos? Então, acesse:
 
Pós em Fisioterapia EAD: https://bit.ly/3kmIxAZ 
 
0800 767 8727 | (11) 2714-5699