Coronavírus: quando o respirador mecânico é usado no tratamento

Coronavírus: quando o respirador mecânico é usado no tratamento

image

O novo coronavírus causa infecção respiratória denominada COVID-19. O vírus SARS-CoV-2 entra pelas vias respiratórias e pode causar dificuldades de respiração. Até agora, as estimativas mostram que 6% das pessoas infectadas com COVID-19 entram na fase crítica da doença, que tem 4 estágios, e cerca de 4% podem necessitar de ventilador mecânico. Nós iremos ver neste artigo o que é ventilador mecânico, o que ele faz, quando é necessário e por quanto tempo.
 
VEJA TAMBÉM:
 
 
Segundo Carvalho, Toufen Jr e França (2007), ventilação mecânica é “o suporte ventilatório, procedimento de sustentação básica de vida, que opera como recurso terapêutico aplicado a pacientes impossibilitados de manterem sua respiração de maneira espontânea”. Durante a ventilação mecânica com pressão positiva, o ar é bombeado para o sistema respiratório pelo fluxo gerado pelo ventilador. Esse fluxo, por sua vez, progride em direção ao parênquima pulmonar, vencendo a impedância do sistema respiratório, ou seja, a sua resistência.
 
Por que é necessário usar o ventilador mecânico?
 
Quando os pulmões inalam e expiram o ar normalmente, levam o oxigênio de que as células precisam para sobreviver e expelem o dióxido de carbono. A COVID-19 inflama as vias respiratória e afoga os pulmões em fluidos.
 
O ventilador mecânico ajuda a bombear o oxigênio dentro do corpo. O ar flui através do tubo que entra na boca até a traqueia. O ventilador pode, também, expirar pelo indivíduo, podendo ser configurado o número de respiração por minuto. Dependendo do caso, o médico pode programar o ventilador para jogar o ar dentro do corpo automaticamente, quando o indivíduo não respirou por um certo período.
 
A respiração por tubo gera desconforto, pois, com seu uso, não se pode comer ou falar. Por isso, além do ventilador mecânico, é necessário injetar nutrientes nos pacientes.
 
Por quanto tempo é necessário o ventilador mecânico?
 
O ventilador não cura COVID-19 ou outras doenças em que seu uso é necessário. Ele ajuda a sobreviver até que o indivíduo se recupere e os pulmões voltem a operar por si mesmos.
 
Quando o médico verificar que o paciente está bom o suficiente, irá realizar testes de respiração. O ventilador mecânico continuará conectado, mas não configurado, assim o paciente pode tentar respirar sozinho. Quando a respiração fluir normalmente, os tubos são removidos e o ventilador, desligado.
 
0800 767 8727 | (11) 2714-5699