O setor de biotecnologia está em ascensão

O setor de biotecnologia está em ascensão

image

Em um novo relatório divulgado pela Comunidade de Inteligência dos Estados Unidos, é previsto que a biotecnologia sofra um crescimento significativo nos próximos anos e que as técnicas e os produtos advindos das biotecnologias possam ser responsáveis por 20% da economia mundial. Trata-se, portanto, de um mercado em plena expansão, e quem escolher investir em conhecimentos voltados para essa área pode colher bons frutos profissionais.
 

Nos Estados Unidos e na Europa, a bioeconomia tem conquistado cada vez mais espaço e trazido números significativos para os países que investem nesse tipo de tecnologia. A expectativa é que a biotecnologia provoque grandes alterações nos setores de agricultura e manufatureiros nos próximos anos.
 

VEJA TAMBÉM:

Como funciona a terapia floral?

Os maiores vilões da digestão

O Guia Alimentar para a População Brasileira

Trabalhar a forma correta de se dar más notícias é importante para os profissionais da saúde

Dentro dessa nova realidade, as técnicas da biotecnologia tendem a ser ainda mais valorizadas nos próximos anos. A biotecnologia consiste no uso de sistemas vivos e microrganismos na fabricação e no desenvolvimento de produtos.
 

Em um futuro próximo, os resultados dos estudos na área podem ajudar, e muito, a humanidade a reduzir as taxas de doenças, a fome e até a dependência petroquímica. A biotecnologia pode revolucionar a forma como o ser humano interage com a natureza e seus recursos, e como vivemos em sociedade.
 

Os profissionais que trabalham na área biotecnológica têm as mais diferentes formações, como em Biologia, Engenharia Química, Química, Farmácia, Engenharia de Alimentos, Agronomia, Medicina e Biomedicina, entre outras. Porém, nenhum desses cursos de graduação tradicional preenche todos os requisitos em termos de formação teórico-prática que permita aos profissionais atuar com toda plenitude na indústria de biotecnologia.
 

As atuais empresas que utilizam a biotecnologia para o desenvolvimento da cadeia tecnológica de geração de seus produtos, processos e serviços contam com suporte técnico-científico oferecido por diversas instituições de ensino superior, por instituições estatais e por institutos de pesquisa, atuantes na geração de tecnologias, bens e serviços biotecnológicos, com aplicações notadamente nas áreas de saúde, agropecuária e meio ambiente.
 

Essa área multidisciplinar vem crescendo bastante no Brasil e envolve estudos em diversos outros ramos do conhecimento científico. Com mercado de trabalho amplo e promissor, profissionais da área de Biotecnologia percebem a necessidade de buscarem atualização constante.
 

A USCS oferece o curso de Pós-Graduação em Biotecnologia, que tem como objetivos atualizar os profissionais com relação à metodologia aplicada no isolamento e na identificação de micro-organismos (agentes de moléstias infectocontagiosas e contaminantes de águas e alimentos), à etiopatogenia e à prevenção das doenças causadas por esses agentes; oferecer uma visão geral sobre a biotecnologia e as muitas áreas em que ela se insere, abordando conceitos didáticos, microbiológicos, genéticos, fisiológicos, biológicos de forma geral e de informática para integração e divulgação do conhecimento científico.
 

Quer saber mais sobre a Pós em Biotecnologia? Acesse: https://bit.ly/3sGhrZ9

 


 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699