O que é psicologia analítica de Jung?

O que é psicologia analítica de Jung?

image

A Psicologia Analítica, também conhecida pelo nome do seu criador, o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, tem uma abordagem que possibilita a compreensão do indivíduo de forma ampla e profunda. Isso envolve não apenas as questões relacionadas com o consciente, mas “trabalha com o indivíduo em sua totalidade e em sua vida em comunidade, sempre dentro de um contexto coletivo e nunca isolado”.
 
“O paradigma junguiano baseia-se em uma concepção ontológica de mundo e ser humano como uma totalidade que compreende consciente e inconsciente”, escreve Eloisa Marques Damasco Penna no seu artigo sobre pesquisa em psicologia analístiva. Isso faz com que o conhecimento e o autoconhecimento sejam indissociáveis, e o inconsciente seja visto a partir da concepção da psique e do ser humano.
 
Leia também:
 
 
 
 
 
De acordo com a doutora Ana Maria Palu, psicóloga  especialista na Analítica Junguiana, a Psicologia Analítica pode ajudar na promoção de uma transformação que se faz necessária em sua vida. Afinal, como diz Alex Nunes, outro especialista nessa abordagem, “a teoria Junguiana foca no autoconhecimento, que entendemos como a compreensão do porquê fazemos o que fazemos, quais são nossas motivações e nossos principais traços de personalidade”.
 
A terapia junguiana faz isso ao trabalhar a integração dos aspectos inconscientes à consciência e estabelecer um equilíbrio entre mundo interno e externo.
 
A popularização crescente da abordagem junguiana é, entre outras razões, porque  “a pluralidade de perspectivas que a Psicologia Analítica possui atualmente reafirma o pensamento principal de Jung: a psique é complexa, sendo assim é necessário o diálogo e a assimilação de diversas áreas do conhecimento para melhor compreendê-la” — escreve Elisângela de Padua, psicóloga e mestre em Psicologia Analítica, no artigo sobre Reflexões teóricas sobre a psicologia analítica
 
 
A Pós USCS em Psicologia Analítica: abordagem Junguiana
 
A Pós da USCS em Psicologia Analítica foi planejada para capacitar profissionais numa das teorias mais importantes para a compreensão do inconsciente e da personalidade humana.
 
Profissionais graduados em Psicologia, Medicina e profissionais da área da Saúde, educadores e demais profissionais da área com curso reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação podem fazer essa especialização que tem carga horária de 380 horas e duração de 19 meses.
 
Objetivos desta Pós USCS são:
  • Desenvolver e disseminar o ensino da Psicologia Analítica ou Junguiana.
  • Estabelecer parâmetros para a prática da terapia Junguiana.
  • Auxiliar os profissionais que estão interessados em melhorar suas habilidades clínicas e conhecimentos da Psicologia Analítica.
  • Incentivar a expansão e aprofundamento do conhecimento teórico e prático da Psicologia Analítica.
  • Incentivar a pesquisa científica em Psicologia Analítica.
Se você tem interesse no assunto, aproveite a Pós USCS em Psicologia Analítica: Abordagem Junguiana e faça sua matrícula para ser um profissional capacitado numa das principais abordagens em Psicologia.
0800 767 8727 | (11) 2714-5699