O que é deficiência intelectual?

O que é deficiência intelectual?

image

Ao obter menos de 70 pontos no teste de Quociente Intelectual (Q.I.), uma pessoa é classificada com quadro de deficiência intelectual, ou seja, apresenta limitações intelectuais e comportamentais.
Em seu dia a dia, a pessoa com deficiência intelectual demonstra dificuldades para aprender, realizar e entender coisas que são consideradas comuns. Em geral, essas pessoas podem ter comportamentos não condizentes com a sua idade.

 

Além disso, a deficiência intelectual pode causar dificuldades no estabelecimento de relações sociais, na resolução de problemas, na compreensão de ideias abstratas e de regras, bem como no processo de argumentação. Esse último ponto precisa ser bem trabalhado no tratamento a que a pessoa é submetida, para que ela ganhe independência na sua relação com o mundo.

 

VEJA TAMBÉM:

O desafio das escolas particulares no atendimento aos alunos com dificuldades de aprendizagem

STF altera idade para o ingresso de crianças na educação

A inclusão do aluno autista é um direito

Nível de estresse e ansiedade em escolas brasileiras é preocupante

 

As causas da deficiência intelectual podem ser diversas e muito complexas, porém, o fator genético é a causa mais comum. Complicações perinatais, má-formação fetal ou problemas durante a gravidez também podem ser fatores determinantes para o desenvolvimento intelectual da criança.
 

O acompanhamento médico pode levar as crianças com deficiência intelectual a desfrutar de uma vida mais independente, fazendo com que uma porcentagem muito pequena delas venha a depender de cuidados especiais para o resto da vida.
 

Conheça a nossa pós-graduação em Deficiência Intelectual: https://bit.ly/2GuQ1Oq

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699