O que é a Economia Comportamental?

O que é a Economia Comportamental?

image

O conceito de economia comportamental está ligado ao estudo que busca entender melhor todos os processos que levam o indivíduo a efetivar uma compra. Hoje em dia, sabemos que a decisão de compra é influenciada por uma série de fatores que vão desde o humor do indivíduo até a opinião de pessoas próximas.
 

Dessa forma, muitos estudiosos da área dedicaram uma vida para estudar as influências que uma pessoa sofre para decidir o que deve ou não comprar. Ao longo dos anos, os estudos da Economia Comportamental vêm ganhando cada mais espaço dentro da sociedade e dos governos.
 

VEJA TAMBÉM:

Neuromarketing e o processo de compra

Como otimizar a gestão de custos operacionais na indústria?

Qual é a relação de nossa saúde financeira com a psicologia?

Como o neuromarketing tem revolucionado a forma de vender e de se comunicar das empresas

Muito se discute ainda sobre o estudioso que deu origem a essa teoria, porém, existem dois responsáveis pelo aprofundamento do tema, Tversky e Kahneman, dois soldados israelenses que dividiram suas vidas entre estudos acerca do tema e suas funções no exército de Israel. Em 2002, ambos ganharam o reconhecimento de um prêmio Nobel em Economia, sendo Kahneman o primeiro psicólogo a conquistar um Nobel em Economia na história.

 

Para entender melhor a economia comportamental, é preciso ter em mente que esse é um estudo que busca a união da Psicologia com a Economia. Essa teoria serve como um contraponto da economia tradicional que enxerga o indivíduo como um ser racional que toma suas próprias decisões.
 

Na verdade, a economia comportamental surgiu com o intuito de mostrar que o ser humano sofre uma série de influências, internas e externas, antes de efetivar qualquer compra. Desse modo, essa teoria tem como base os estudos dos efeitos psicológicos, cognitivos, emocionais, culturais e sociais nas decisões econômicas dos indivíduos. Portanto, a teoria enxerga o ser humano como um ser de racionalidade limitada.
 

A Economia Comportamental é amplamente estudada no curso de MBA em Neurociências Aplicadas à Gestão de Negócios da USCS. O curso tem como propósito capacitar profissionais da área a interligar os conceitos e as práticas tradicionais de gestão aos poderosos conhecimentos, estratégias e ferramentas das neurociências aplicadas à gestão de negócios.
 

O curso foi estruturado com uma grade curricular de excelência composta por teorias atuais e mais de 100 horas de aula prática. Além disso, por ser formado por um grupo exclusivo de professores altamente qualificados e profissionais de sucesso na área, o curso propõe formar pós-graduados capazes de utilizar, com base na neurociência, ferramentas inovadoras de marketing, vendas e gestão.
 

Quer saber mais informações sobre essa Pós-graduação? Então, acesse: https://bit.ly/3cco8eV



 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699