Como otimizar a gestão de custos operacionais na indústria?

Como otimizar a gestão de custos operacionais na indústria?

image

A administração de custos é uma das atividades que estão presentes na vida dos gestores e, para muitos, isso é um grande desafio. Na verdade, gerenciar os custos de forma eficiente é indispensável para a saúde financeira de uma empresa, porém, muitos gestores encontram dificuldades nessa atividade.
 

Dentro do conceito de custos operacionais, temos aqueles que são fixos e os variáveis. Os fixos são aqueles que não sofrem alterações, isso independentemente da empresa e de sua operação, como salários, aluguel, equipamentos, limpeza e contas de consumo. Já os cursos variáveis são aqueles que podem sofrer alterações por diversos motivos, como o nível de produção, os gastos obtidos com matéria-prima, fornecedores, insumos e comissões de vendas.

VEJA TAMBÉM:

A importância da educação ambiental

Como líder, você não pode cometer estes erros

A gestão de crise é essencial para qualquer empresa

Comece se especializando em um curso voltado para a área de gestão e trilhe um caminho de sucesso

Dessa forma, torna-se essencial obter uma gestão de custos eficiente, pois assim é possível manter a qualidade, a produtividade e a eficiência, sem a elevação dos custos. Além disso, com uma boa gestão é possível cortar gastos desnecessários e evitar desperdícios.

 

Como realizar uma ótima gestão de custos?
 

●    Evite desperdícios.
●    Identifique e elimine gargalos.
●    Tenha confiança em sua equipe.
●    Ajuste demandas e processos que não fazem mais sentido para a atual situação da empresa.
●    Acompanhe de perto todas as questões relacionadas ao seu maquinário; isso evita que os aparelhos quebrem ou se tornem inúteis ao longo do tempo, evitando gastos imprevisíveis. A manutenção e o acompanhamento são o melhor caminho.
●    Otimize seu estoque, organize corretamente as demandas e produza apenas em quantidades adequadas; isso evita a falta de produtos ou demandas que ficam paradas no estoque.
●    A sua relação com os fornecedores precisa estar afiadíssima.
●    Revise o regime tributário em que sua empresa está inserida; tente otimizar a gestão de impostos para enxugar gastos.
●    Invista em tecnologia; o ideal é sempre estar atento às novidades do mercado que podem ajudar no dia a dia da produção; o investimento em tecnologia nunca é demais.
●    Colaboradores treinados são essenciais para uma produção de qualidade e sem desperdícios, por isso, é preciso prover instrução a todos.

 

MBA em Gestão e Estratégia Empresarial
 

O mercado consumidor vem exigindo que as empresas apresentem diferentes e inovadoras soluções para que maximizem o seu valor, mantenham-se competitivas e atinjam as expectativas de seus acionistas. Como agentes fundamentais na proposição dessas novas soluções estão os gestores, profissionais responsáveis não só pelo desenvolvimento de novos sistemas e processos de trabalho, mas, também, pelo desenvolvimento de pessoas.
 
Para que isso aconteça, é preciso que os gestores, em todos os níveis da empresa, desenvolvam competências específicas para sua função, habilitando-se, assim, a se tornarem legítimos condutores dos processos de mudança e líderes junto aos seus comandados.
 
Nesse contexto, a preocupação vai além da habilidade de gerenciar pessoas, processos e sistemas. Exige que os gestores entendam a importância de seu papel como agentes de mudança e principais condutores do processo de realização da Missão e da Visão da empresa. Exige, também, que se preparem para entender o funcionamento de uma organização, saber como intervir nos processos corporativos e assegurar a criação, a manutenção e a melhoria das competências e das habilidades do corpo funcional da organização.
 
Essas competências na gestão envolvem o desenvolvimento de uma visão estratégica e humanista, a capacidade de análise de situações e de números, a gestão de pessoas com enfoque moderno, uma abrangente visão de mercado e da imagem da empresa, e uma preocupação com a análise de resultados.
 
Partindo dessas considerações, o MBA em Gestão e Estratégia Empresarial foi criado para oferecer aos participantes a possibilidade de ter contato com essa nova filosofia de atuação do gestor, possibilitando aos atuais ocupantes desse cargo aperfeiçoarem o seu trabalho, e aos que pretendem atuar na área obterem as noções principais que poderão orientar sua atuação no dia a dia das organizações. Isso desenvolve profissionais efetivamente capazes de atender às mais recentes exigências do mercado de trabalho.

 

Conheça o curso de MBA em Gestão e Estratégia Empresarial: https://bit.ly/3x0sEW3



 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699