A gestão de crise é essencial para qualquer empresa

A gestão de crise é essencial para qualquer empresa

image

O mundo dos negócios é bastante complexo, já que no dia a dia podem acontecer diversas situações que podem ligar o sinal vermelho das empresas. A gestão de crises está aí justamente para evitar que os problemas se agravem e permitir que a instituição volte às suas atividades o mais rápido possível.
 

Há uma série de tipos de crise, desde aquelas causadas por fatores naturais até aquelas provocadas por fatores humanos. Dentro de uma empresa, é preciso ter uma equipe sempre preparada para conter danos, caso um problema venha a surgir.

VEJA TAMBÉM:

A Neurociência e o impacto no clima corporativo

O profissional de Marketing após a pandemia

Qualidades que um Engenheiro de Produção precisa ter

O crescimento do e-commerce e o impacto no mercado brasileiro

É classificado como crise algo que acontece de forma inesperada, de grande proporção e que pode gerar um grande impacto nas relações internas e externas (consumidores, fornecedores etc.). Se não contidas de forma estratégica e correta, as crises podem acarretar prejuízos à imagem, às finanças e aos negócios da empresa.
 

Basicamente, a gestão de crise é classificada como um conjunto de estratégias e ações que visam minimizar e reverter os impactos negativos causados por determinado fato ou situação, com o objetivo de ajudar a empresa a se recuperar mais rapidamente, diminuindo os prejuízos financeiros e reputacionais.
 

A gestão de crises pode ser adotada imediatamente em cinco passos
 

•    A equipe deve estar alinhada com a comunicação oficial da empresa.
•    Um manual para lidar com a crise pode ser útil e essencial para a orientação de todas as equipes.
•    Mesmo diante da crise, a empresa precisa manter-se atuante.
•    O público consumidor precisa saber o que está acontecendo; por isso, mantenha todos atualizados sobre a situação, em todos os processos, do surgimento da crise até a sua resolução.
•    Lembre-se de que todo momento de dificuldade vem para nos ensinar algo; assim, aprenda sempre coisas novas com a crise para que momentos como esse não se repitam.

 

A gestão de crises é uma pauta importantíssima a ser aprendida pelos profissionais que trabalham com a comunicação no setor público, e essa é uma das disciplinas abordadas no curso da USCS de Pós-graduação em MBA em Comunicação para o Setor Público. Saiba mais sobre o curso: https://bit.ly/3aLKhzT

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699