O que é a dieta do deficit calórico?

O que é a dieta do deficit calórico?

image

O mundo da nutrição é muito rico em estratégias que visam à conquista de um objetivo específico, seja a perda de peso ou a melhora da performance esportiva. Dessa forma, alinhado com os objetivos do indivíduo e suas necessidades, o profissional de nutrição busca prescrever a dieta mais adequada no momento. Há uma infinidade de dietas que podem ser utilizadas para diversas finalidades, entre elas, a dieta do deficit calórico. 
 
VEJA TAMBÉM:
Em primeiro lugar, antes de nos aprofundarmos na questão do deficit calórico, é preciso entender como funciona o balanço energético do corpo. Como nosso organismo reage diante de diferentes estímulos energéticos?
 
 
Balanço energético neutro: nesse cenário, ingerimos a mesma quantidade de calorias que gastamos. Dessa forma, há um equilíbrio em nosso peso corporal e a estabilização de nossas medidas. 
Balanço energético positivo: nesse caso, ingerimos mais calorias do que gastamos, gerando um aumento acentuado de peso. 
Balanço energético negativo: o corpo ingere menos calorias do que gasta, gerando um gasto de nossos estoques energéticos que nos faz perder peso corporal.
 
Agora que já sabemos como funciona o gasto calórico em nosso corpo, precisamos entender que a dieta do deficit calórico implica justamente um gasto energético maior que a ingestão de calorias. Assim, quando ingerimos menos do que nosso corpo precisa, acabamos obrigando nosso organismo a gastar os estoques de carboidratos e gorduras para compensar esse consumo baixo de calorias. 
 

Portanto, para uma perda de peso um pouco mais acelerada, é preciso que o indivíduo se submeta a uma dieta com um deficit calórico mais acentuado, alinhado a uma rotina de exercícios físicos. Porém, é preciso salientar que tudo isso precisa ser feito de forma responsável, com acompanhamento médico e sem atitudes radicais. 

O emagrecimento, para muitos, é uma questão muito delicada, envolvendo não só toda a readequação da rotina alimentar e de treino, mas também o alinhamento de questões sociais e psicológicas. Dessa forma, o emagrecimento acontece de forma multifatorial e tem a influência de várias outras questões da vida. 

 
É importante ressaltar que, para um emagrecimento saudável, é necessário o acompanhamento de um profissional de Nutrição e de uma equipe multidisciplinar, pois é isso que garante resultados bons e seguros. 
 
 

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699