O nosso DNA e sua influência no emagrecimento

O nosso DNA e sua influência no emagrecimento

image

É o nosso DNA que define características de nossa aparência como cabelo, altura e cor do cabelo. Por isso, muitos estudos avançaram nos últimos anos em relação à realização de testes genéticos para auxiliar no emagrecimento. A partir do entendimento da genética de cada indivíduo, é possível traçar uma estratégia para uma perda de peso mais rápida e efetiva.
 

DNA e emagrecimento
 

O objetivo de estudar o DNA da pessoa é saber a quais alimentos seu organismo é mais sensível – se o corpo tem mais facilidade em estocar gordura, por exemplo. Os testes são aplicados para que alterações na estrutura dos genes sejam identificadas.
 

VEJA TAMBÉM:

Como faço para ter uma vida menos sedentária?

Movimente-se! Não importa qual atividade, apenas pratique atividade física regular

O que é a periodização nutricional?

Cultivar bons hábitos alimentares é importantíssimo para pessoas autistas

O material genético é coletado de amostras de sangue ou saliva, a partir das quais o DNA é avaliado. Porém, por ser uma abordagem ainda muito recente, muitos especialistas duvidam da eficácia desse tipo de exame, já que o ganho de peso é uma questão bem complexa.
 

O que predispõe a pessoa a engordar ou emagrecer mais rápido está muito ligado a hábitos alimentares. Os estudos relacionados aos testes que são feitos a partir do DNA estão começando ainda, por isso, os especialistas recomendam cautela. Uma dieta equilibrada e uma rotina fisicamente ativa são os elementos essenciais para um corpo saudável.
 

Nessa análise, os polimorfismos são levados em conta, e o responsável pela avaliação identifica alterações gerais. Graças ao mapeamento e sequenciamento genético é que os pesquisadores descobriram as funções de diversos genes.
 

A dieta do DNA ainda está em fase de amadurecimento e desenvolvimento científico, porém há uma série de clínicas que oferecem esse tipo de teste. Mas é bom ressaltar que os genes e os polimorfismos variam conforme a população. No caso dos brasileiros, pela miscigenação, pode acontecer de a interpretação dos dados coletados não ser correta ou eficiente.
 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699