O exercício físico precisa fazer parte da rotina de pessoas que sofrem com o sobrepeso

O exercício físico precisa fazer parte da rotina de pessoas que sofrem com o sobrepeso

image

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, 57% das pessoas estão acima do peso e 20% sofrem com a condição de obesidade. Segundo estudos realizados nos Estados Unidos, a obesidade pode ser um fator determinante para as complicações no quadro de COVID-19, podendo levar o paciente a internação. Por isso, é importante que a pessoa com sobrepeso invista em uma rotina mais saudável, com uma alimentação equilibrada e a prática diária de exercício físico.
 

A pandemia afetou a rotina de todas as pessoas, e muitos deixaram de lado, temporariamente, o hábito de praticar exercício físico. Infelizmente, isso afeta diretamente o bem-estar e a saúde de todos, mas é preciso foco e dedicação para continuar a treinar em ambiente remoto, pelo menos por enquanto.
 

VEJA TAMBÉM:

Ser um Personal Trainer de sucesso exige muita dedicação e investimento

A importância do exercício físico para a manutenção da saúde óssea

As chances de complicações em um caso de COVID-19 diminuem em pessoas que praticam exercício físico

O exercício físico e o nosso metabolismo

Uma rotina saudável garante saúde e disposição para realizar as atividades do dia, e nosso corpo depende disso. Treinar e alimentar-se adequadamente são mais do que essenciais. Com alguns cuidados, você consegue garantir um organismo excelente e protegido contra uma série de doenças.
 

Passos para uma rotina saudável  
 

•    A nossa saúde começa pela alimentação. É por meio de nossas refeições que o organismo gera força para praticar exercícios. O acompanhamento nutricional é parte fundamental para a manutenção do peso, e, claro, é na nutrição que vamos achar as respostas para resolver os problemas do corpo.
•    Respire! Durante o treino é importante que você mantenha o seu corpo equilibrado, e isso é medido através da respiração. Procure respirar corretamente durante a atividade. Caso se sinta muito ofegante, pare e mude a carga e a intensidade do exercício.
•    O descanso é tão importante quanto o período em que nosso corpo está em atividade. Dê tempo para o organismo se recuperar. Sobrecarregar-se com várias horas de atividade física não é o ideal e não acelera o processo de geração de resultados.
•    Invista em atividades como exercícios aeróbicos e musculação, de forma alternada. Essas atividades ajudarão você a perder peso e a ganhar massa muscular, mas comece em uma intensidade mais leve e com cuidado, para evitar lesões. O ideal é sempre manter a orientação de um profissional para evitar problemas.

 

Conheça os cursos da Pós USCS na área de Educação Física: https://bit.ly/38h4yuH