As chances de complicações em um caso de COVID-19 diminuem em pessoas que praticam exercício físico

As chances de complicações em um caso de COVID-19 diminuem em pessoas que praticam exercício físico

image

Muitos estudos recentes indicam os benefícios que o exercício físico proporciona para a saúde de quem o pratica, e ter uma vida ativa impacta diretamente no funcionamento do nosso sistema respiratório. Ser ativo fisicamente pode amenizar sintomas da Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (SARA), como falta de ar, tosse, respiração rápida e fraqueza muscular. Alguns desses sinais são parecidos com as manifestações corporais causas pelo coronavírus.
 

Estudos realizados pela Universidade da Virginia mostraram que o exercício físico eleva a produção de uma enzima chamada superóxido dismutase (EcSOD), que é produzida pelos músculos e é responsável pela proteção do sistema cardiorrespiratório. Se essa enzima estiver em baixa no corpo, os riscos de sofrer com enfermidades crônicas respiratórias aumentam.

VEJA TAMBÉM:

O que é treino HIIT?

 

O exercício físico e o nosso metabolismo

O fortalecimento do sistema imunológico através da alimentação

Cardio e musculação no mesmo dia?

Por se tratar de uma doença respiratória, sabemos que o exercício físico é uma das ferramentas de proteção do organismo contra as complicações da COVID-19. Engana-se quem pensa que a atividade física que dá resultado é aquela praticada de forma intensa. Na verdade, se você já consegue manter uma rotina de exercício moderado e regular, isso já é suficiente para a sua saúde.
 

Vale lembrar que, durante esse período de pandemia, as pessoas podem praticar exercício normalmente, porém, no caso de atividades ao ar livre, seguindo todas as recomendações das autoridades e especialistas em saúde. Se você optar por praticar o treino dentro de casa, o ideal é tomar cuidado com a intensidade e com lesões, já que, nesse momento, você não terá auxílio de um profissional da área de educação física.
 

A Pós USCS oferece uma variedade de cursos de Pós-graduação na área de Educação Física. Conheça-os: https://bit.ly/38h4yuH

Fonte:https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/05/18/estudo-pratica-de-exercicios-diminui-chances-de-complicacoes-da-covid-19.htm


 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699