O cotidiano profissional do farmacêutico hospitalar e o controle de infecções

O cotidiano profissional do farmacêutico hospitalar e o controle de infecções

image

O farmacêutico hospitalar tem um papel importantíssimo dentro do ambiente hospitalar, já que ele participa de todo o processo de assistência ao paciente. Com o seu conhecimento, ele consegue realizar um atendimento profundo e adequado, principalmente no que diz respeito à medicação. Já no que se refere a infecções, sua atuação precisa ser ainda mais efetiva para evitar esse impasse no processo de cura.
 

Controle de infecções
 

As infecções podem aparecer em pacientes que estão fazendo o tratamento em hospitais, ambulatórios e até aqueles que estão obtendo assistência domiciliar. A infecção relacionada à assistência à saúde (IRAS) é adquirida justamente durante o tratamento. A pessoa é submetida a alguns procedimentos de monitorização e clínicos que podem deixá-la mais vulnerável a adquirir uma infecção.

VEJA TAMBÉM:

A fitoterapia e o tratamento de doenças]

O que a boa gestão faria por nossa saúde?

A volta do sarampo assusta as autoridades e a população

Medidas são adotadas dentro do ambiente hospitalar com o objetivo de prevenir a ocorrência dessas infecções, porém, alguns grupos apresentam uma propensão maior a desenvolver um quadro como esse. Idosos, pessoas com câncer, diabetes, lesões extensas de pele, aquelas que se submeteram a cirurgias de grande porte, obesos, fumantes, portadores de doenças imunossupressoras e fumantes são alguns desses grupos.
 

Principais fatores que podem causar infecção
 

•    Desequilíbrio da flora bacteriana da pele e do organismo, geralmente em razão do uso de antibióticos.
•    Queda da defesa do sistema imune da pessoa internada, tanto pela doença como por uso de medicamentos.
•    Realização de procedimentos invasivos, como passagem de cateter e de sondas, biópsias, endoscopias ou cirurgias que quebram a barreira de proteção da pele, por exemplo.
Tipos de infecções
•    Pneumonia.
•    Infecção de pele, do sangue e urinária.

O papel do farmacêutico hospitalar

 

No ambiente hospitalar, o farmacêutico faz a gestão, o desenvolvimento de infraestrutura, o preparo e a distribuição de medicamentos, farmacovigilância e garante a segurança do paciente.O farmacêutico hospitalar auxilia na estrutura organizacional e na avaliação do desempenho do serviço; participa das comissões mais importantes da instituição em que trabalha e é o responsável pela disponibilização de equipamentos e instalações que sejam adequadas para a logística dos medicamentos.
 

Além disso, realiza um trabalho extenso de preparação, distribuição, dispensação e controle de medicamentos e produtos direcionados para os tratamentos de saúde. Ele tem a importantíssima responsabilidade de informar os médicos e os pacientes sobre os medicamentos de forma técnico-científica.
Para atuar na área, é necessário que o farmacêutico hospitalar tenha uma especialização, que tem como objetivo capacitá-lo a criar mecanismos que contribuam para um gerenciamento excelente da farmácia hospitalar, de modo que ele possa elaborar projetos estruturados com protocolos adequados, estabelecer diretrizes que garantam melhorias na gestão, levando as instituições a operar com maior eficiência e qualidade. Conheça a Pós-Graduação em Farmácia Hospitalar da USCS: https://bit.ly/2oVpIMA


 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699