A fitoterapia e o tratamento de doenças

A fitoterapia e o tratamento de doenças

image

Há tempos escutamos sobre os benefícios das plantas no tratamento de uma série de doenças. A fitoterapia é um importante aliado que pode auxiliar o paciente no tratamento de doenças como transtorno de ansiedade, úlceras e diabetes.
 

É bom ressaltar que os fitoterápicos servem como uma opção alternativa. O paciente jamais deve abandonar o tratamento medicamentoso indicado por seu médico. Deve ser feita uma integração entre o tratamento convencional e a fitoterapia, sempre com acompanhamento médico.
 

VEJA TAMBÉM:

Práticas integrativas e complementares: SUS anunciou mais 10 novas técnicas que serão oferecidas

Os medicamentos fitoterápicos

Novidade na prescrição de fitoterápicos a partir de Maio de 2018

O processo de fabricação de um medicamento fitoterápico é muito seguro, já que há um cuidado maior com possíveis contaminações que podem acontecer por causa de microrganismos e agrotóxicos, por exemplo. Há também a preocupação com a dosagem certa da planta que será utilizada na fabricação do medicamento, já que a fórmula precisa ser própria para consumo.
 

Benefícios da fitoterapia
 

•    uma única planta pode ajudar a tratar diversos incômodos;
•    ajuda no combate a doenças infecciosas;
•    as plantas atuam como poderosos calmantes.

 

No Brasil, atualmente, existe o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, do Ministério da Saúde. Em 2017, o SUS registrou 66.445 atendimentos de fitoterapia. E o governo está trabalhando para estabelecer e investir ainda mais nesse campo. Recentemente, o SUS aprovou 12 medicamentos fitoterápicos que são ofertados para o público, e mais 71 plantas estão em fase de estudo.
 

A USCS oferece o curso de Pós-Graduação em Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. Saiba mais informações: https://bit.ly/2V316j1
 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699