Os medicamentos fitoterápicos

Os medicamentos fitoterápicos

image

A procura por medicamentos fitoterápicos está aumentando, isso se deve ao fato de muitas pessoas estarem em busca de opções naturais para o tratamento de doenças. Os medicamentos à base de vegetais têm a mesma eficiência daqueles que são sintéticos. Porém, muitas pessoas têm dúvidas sobre o assunto.
 

Mas o que são os medicamentos fitoterápicos ?
 

Os medicamentos fitoterápicos são feitos à base de vegetais e há duas vertentes: o simples é quando é usada apenas uma planta em sua composição, já o composto é quando uma ou mais são usadas na fabricação do medicamento. Para ser considerado um fitoterápico, o medicamento precisa ter um registo na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e ter em sua composição apenas matéria – prima vegetal.
 

Para a fabricação dos medicamentos fitoterápicos é preciso a extração de ativos vegetais das raízes, sementes, flores, cascas e folhas. Após esse processo, o material é manipulado, padronizado e industrializado de acordo com seu registro regulamentado.
 

Cuidados ao ingerir medicamentos fitoterápicos:
 

Apesar de poderem ser comprados sem receita médica, esse tipo de medicamento não deve ser consumido sem a prescrição de um especialista. Primeiramente, gestantes, lactantes, pessoas que possam ter sensibilidade aos ativos e que estejam fazendo uso de medicamentos sintéticos devem evitar os medicamentos fitoterápicos, e usá-los somente com prescrição médica.
 

Assim como qualquer outra medicação, o fitoterápico pode causar efeitos colaterais. Por isso, a orientação é sempre usá-los somente sob prescrição médica. Se você está passando por algum tratamento de saúde a utilização do fitoterápico poderá ser usada somente sob autorização e orientação médica.
 

Qual especialista posso procurar para começar um tratamento com fitoterápicos?
 

É importante prestar atenção na qualificação acadêmica do profissional que irá te receitar este tipo de medicação. É preciso que o profissional tenha uma especialização que o qualifique para esse tipo de prescrição. Em muitos casos, os nutricionistas podem te orientar e prescrever um medicamento fitoterápico que poderá auxiliar no tratamento de alguma doença.
 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699