Práticas integrativas e complementares: SUS anunciou mais 10 novas técnicas que serão oferecidas

Práticas integrativas e complementares: SUS anunciou mais 10 novas técnicas que serão oferecidas

image

O sistema de saúde brasileiro tem se preocupado em usar técnicas e recursos terapêuticos tradicionais para auxiliar em um trabalho de prevenção e tratamento de uma série de problemas. Neste ano, o Brasil incorporou dez novos procedimentos à lista de Práticas Integrativas e Complementares (PICS).
 

O Sistema Único de Saúde (SUS) tem adotado medidas inovadoras nos últimos anos, e passou a oferecer uma variedade de procedimentos de forma gratuita para a população. A ideia é unir as práticas da medicina tradicional com métodos complementares. A justificativa é que muitas dessas técnicas podem ser um grande auxílio para pessoas que sofrem com depressão, hipertensão e uma série de doenças crônicas.
 

Práticas Integrativas e Complementares no Brasil
 

As discussões sobre o tema despontaram no final da década de 1970, e com o passar dos anos essa ideia foi se estabelecendo e ganhando força. Hoje, o Brasil se tornou referência mundial nesse tipo de prática na atenção básica de saúde.
 

VEJA TAMBÉM:
A meditação e os benefícios para o nosso cérebro

A acupuntura como o auxílio no tratamento de pacientes com paralisia facial

1. Incorporar e implementar as Práticas Integrativas e Complementares no SUS, na perspectiva da prevenção de agravos e da promoção e recuperação da saúde, com ênfase na atenção básica, voltada ao cuidado continuado, humanizado e integral em saúde.

 

2. Contribuir para o aumento da resolubilidade do Sistema e ampliação do acesso à PNPIC (Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares), garantindo qualidade, eficácia, eficiência e segurança no uso.
 

3. Promover a racionalização das ações de saúde, estimulando alternativas inovadoras e socialmente contributivas ao desenvolvimento sustentável de comunidades.
 

4. Estimular as ações referentes ao controle/participação social, promovendo o envolvimento responsável e continuado dos usuários, gestores e trabalhadores nas diferentes instâncias de efetivação das políticas de saúde.
(Fonte: saude.gov.br)
 

Novas práticas
 

•    apiterapia;
•    aromaterapia;
•    bioenergética;
•    constelação familiar;
•    cromoterapia;
•    geoterapia;
•    hipnoterapia;
•    imposição de mãos;
•    ozonioterapia;
•    terapia de florais;

 

O professor coordenador Rodrigo Fabrizzio, do nosso curso de Pós-Graduação em Terapias Integrativas e Complementares na Saúde, afirma que um profissional dotado de conhecimentos para essa área tem muito a oferecer para a melhora do Sistema Único de Saúde: “Lembrando que as PICS não substituem o tratamento médico tradicional, e sim são usadas como um complemento, um auxílio para colaborar com a eficiência do tratamento e proporcionar mais qualidade de vida ao paciente”.
 

Contudo, a procura por esse tipo de tratamento tem aumentado significativamente no Brasil. “Os atendimentos individuais chegam a mais de 70% na atenção básica, mais de 10% na atenção média e a menos de 5% na atenção de prioridade alta”, afirma o professor.
 

Especialização na área
 

A aprovação de novas práticas para integrar a lista das PICS do SUS abriram uma lacuna de profissionais com conhecimento para atuar na área. A USCS está lançando a Pós-Graduação em Terapias Integrativas e Complementares na Saúde. A criação deste curso está fundamentada no atendimento de pessoas, tanto para prevenção quanto para tratamentos complementares de alguma enfermidade.
 

A aprovação das novas técnicas que irão compor a lista das PICS é um grande avanço para o sistema de saúde brasileiro. “O profissional especializado nesta área tem a capacidade de colaborar para o aprimoramento de técnicas e servirá de grande auxílio para o tratamento de uma série de enfermidades”, finaliza Rodrigo Fabrizzio.
 

Conheça o nosso curso: https://bit.ly/2y0Q1BY

0800 767 8727 | (11) 2714-5699