O contador do futuro

O contador do futuro

image

Sabemos que a área de contabilidade é essencial nos dias de hoje, principalmente para o meio corporativo. Porém, esse setor passará por grandes mudanças no futuro, e o contador, tal como o conhecemos hoje, poderá não existir mais. Na verdade, o que acontecerá é uma mudança nos processos e serviços burocráticos, e o profissional que se adaptar melhor conseguirá manter-se firme no mercado de trabalho.
 

Não é a primeira vez que a contabilidade sofre com as transformações do mundo. Na verdade, na década de 1990, com a revolução digital, o mercado teve que se adaptar e melhorar seus serviços. Com o surgimento de computadores e softwares, os contadores que conseguiram utilizar essas ferramentas a seu favor otimizaram tempo e deram mais qualidade ao trabalho.

VEJA TAMBÉM:

Um RH humanizado é o caminho para a satisfação corporativa

A videoconferência em um período de pandemia

O tempo é um dos grandes pilares do Lean

A neuroliderança pode ser o que a sua empresa precisa para alavancar os negócios

Em sua maior parte, o mercado tem uma visão errada do contador. Muitos acham que suas funções principais são a administração de notas fiscais e o pagamento de funcionários e impostos. Isso cria uma imagem ruim para os profissionais da área, como se o contador existisse apenas para cuidar de burocracias governamentais, tornando-o como um mal necessário.
 

O mundo está mudando. Estamos vendo a otimização quase que constante de processos, e isso não seria diferente para a contabilidade, que vem abrindo espaço para o surgimento de empresas e ferramentas que automatizam todas as burocracias, com um custo muito menor.
 

Mas qual é a solução para isso?
 

A resposta é: internet e softwares. O seu serviço pode ficar mais conhecido através da internet, das redes sociais. Você precisa se empenhar em desenvolver frentes dentro do seu escritório contábil, para que seja possível uma revolução tecnológica. Hoje, contamos com uma série de softwares que otimizam e automatizam processos burocráticos de maneira simples e rápida.
 

Além disso, quando você estabelece uma presença ativa nas redes sociais, fica mais fácil divulgar o seu negócio e aumentar a sua cartela de clientes. Seu negócio pode deixar de ser local, fazendo o seu atendimento expandir-se em nível nacional.
Quando dispomos de uma equipe aplicada em desenvolver os processos de forma mais simples, através de um software, por exemplo, conseguimos focar nas reais necessidades dos clientes. Podemos dedicar um tempo para escutar os empresários, entender suas necessidades e elaborar com eles alguns planos para que a instituição alcance seus objetivos.

 

Com o tempo que economizamos nos processos burocráticos, é possível fazer um atendimento mais eficiente e mais profundo, já que muitas instituições procuram por contadores que possam orientá-las sobre as melhores decisões financeiras.
 

Conheça o curso de MBA em Contabilidade e Inteligência Fiscal da Pós USCS: https://bit.ly/2WGH0Ku

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699