Fonoaudiologia ajuda bebês prematuros a ser amamentados

Fonoaudiologia ajuda bebês prematuros a ser amamentados

image

Os bebês prematuros, por terem vindo ao mundo antes do esperado, precisam de cuidados especiais em seus primeiros dias de vida. Alguns desafios são impostos aos profissionais da área da saúde que atendem a esses pequenos pacientes, e o fonoaudiólogo tem o papel importante de ajudar no estímulo deles para o aleitamento materno.
 

Amamentação do bebê prematuro
 

É preciso completar o ciclo de nove meses dentro da barriga da mãe para ter seu desenvolvimento completo. Quando nasce antes da hora, o pequeno acaba enfrentando algumas dificuldades. Os bebês prematuros costumam apresentar alguns problemas para coordenar as ações de sugar, deglutir e respirar; além disso, eles ainda não têm os reflexos desenvolvidos.

VEJA TAMBÉM:

Motricidade Orofacial

Fonoaudiologia como auxílio no tratamento de crianças com Síndrome de Down

A fonoaudiologia no combate da recusa alimentar das crianças

Teste da linguinha pode ajudar no diagnóstico de problemas na mastigação

O bebê prematuro não tem força para fazer a sucção, por isso ele precisa de uma ajudinha extra, e aí entra o fonoaudiólogo. O profissional tem todo um processo a cumprir de técnicas que vão ajudar o pequeno a ser amamentado tranquilamente.
 

O trabalho do fonoaudiólogo vai ser embasado em exercícios e manobras, e o tratamento não só abrange o aparelho fonoarticulatório, mas também tem o objetivo de tratar de desorganizações motoras e respiratórias.
 

Os pequenos com síndrome de Down ou microcefalia, portadores de doenças cardíacas ou pulmonares e fissura palatina também passam por tratamentos fonoaudiológicos profundos. As consultas podem se estender para além da maternidade: há crianças que continuam o tratamento após a alta hospitalar.
 

Especialização na área de fonoaudiologia
 

A nossa Pós-Graduação em Linguagem tem como foco proporcionar conhecimentos, dando competência ao fonoaudiólogo como especialista nas alterações da linguagem oral infantil, na aprendizagem e no domínio de leitura e escrita, bem como para atuar em equipes educacionais e multidisciplinares. Conheça: https://bit.ly/2WYpijG

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699