Fonoaudiologia como auxílio no tratamento de crianças com Síndrome de Down

Fonoaudiologia como auxílio no tratamento de crianças com Síndrome de Down

image

A fonoaudiologia é a ciência responsável pelo estudo sobre a comunicação humana em todos os aspectos. Além de tratar questões relacionadas a escuta, voz e fala, o fonoaudiólogo também usa recursos terapêuticos para agir nas dificuldades de sucção, mastigação e deglutição.
 

Com paciente com síndrome de Down, o cuidado é ainda mais delicado, já que o fonoaudiólogo acompanhará tanto a parte da fala como a preparação da musculatura da criança em seus primeiros anos de vida. O profissional avaliará o desenvolvimento das estruturas, das características da pessoa, sejam elas ou não relacionadas à síndrome.
 

VEJA TAMBÉM:

A fonoaudiologia no combate da recusa alimentar das crianças

Teste da linguinha pode ajudar no diagnóstico de problemas na mastigação

 

Junto ao crescimento da criança, suas estruturas orofaciais também mudam, e é para uma boa alimentação, principalmente nos primeiros meses de vida pela amamentação, que o fonoaudiólogo vai realizar o seu trabalho. O suporte e atenção da família para acompanhar o tratamento é essencial.
 

Aleitamento materno
 

O bebê com síndrome de Down está mais propenso a ter infecções, e o leite materno é essencial para a sua proteção. É perceptível também a dificuldade de sucção que a criança pode apresentar, e é justamente aí que o fonoaudiólogo age, ajudando a mãe na melhor forma de amamentar o pequeno.
 

Em sua fase de alimentação sólida, o fonoaudiólogo tem papel fundamental em ajudar na escolha dos alimentos. Há também uma preocupação com o tipo de colher que será utilizada, já que é preciso favorecer o desenvolvimento da estrutura orofacial e fornecer fortalecimento muscular.
Em cada fase da vida da criança, o fonoaudiólogo irá desenvolver papéis diferentes, tudo isso com o apoio dos pais. O acompanhamento é de longo prazo, e as sessões são realizadas de acordo com as necessidades do paciente.

 

Se você é fonoaudiólogo e tem pacientes com síndrome de Down, está na hora de você aprimorar e adequar o seu conhecimento de acordo com as necessidades deles. Já conheceu o curso de pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica da USCS? Acesse e saiba mais informações: https://bit.ly/2FW6pIH
 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699