Exercício físico: o que é isometria?

Exercício físico: o que é isometria?

image

Os exercícios isométricos são amplamente utilizados nas modalidades de ioga, pilates e treinamento funcional. Basicamente, esse tipo de técnica consiste em uma ação estática, em que os músculos não alteram seu comprimento durante o processo, porém, mesmo assim, há uma força muscular constante sendo executada.
 

Os exercícios isométricos são aplicados durante os treinos com o intuito de ampliar as possibilidades de exercício e a intensidade do treino. Entre os seus benefícios estão o ganho de força e de hipertrofia, e isso sem exigir um esforço a mais de nossas articulações.
 

VEJA TAMBÉM:

Exercício físico e mudanças moleculares

O impacto do exercício físico em nossa circulação

Por que é tão importante alongar antes de fazer exercício físico?

300 minutos de atividade física semanal: uma recomendação da OMS

A isometria está presente em nossos treinos diários, muitas vezes sem nos darmos conta. Usamos a isometria quando fazemos prancha, prancha lateral, agachamento e elevação de pélvis, por exemplo. Os profissionais de educação física podem orientar o aluno a realizar a isometria apenas com o peso do corpo ou com o uso de alguns equipamentos também.
 

O exercício isométrico pode ser realizado por qualquer pessoa, e, em caso de lesões, essa técnica é super-recomendada, já que ajuda no fortalecimento dos músculos. Além disso, é uma ótima técnica de aperfeiçoamento para a coordenação motora.
 

A isometria precisa ser orientada por um profissional, e ela tem um tempo e uma frequência determinados. O instrutor físico poderá orientá-lo a fazê-la durante segundos ou até um minuto. Tudo depende da habilidade e da preparação física do aluno.
 

Conheça os cursos de Pós-graduação em Educação Física da USCS: http://bit.ly/38h4yuH

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699