Exercício físico e mudanças moleculares

Exercício físico e mudanças moleculares

image

Exercício físico e saúde são praticamente sinônimos. Ao longo de nossa vida, escutamos que é preciso praticar atividade física diariamente. O corpo humano é estudado frequentemente, e os cientistas fazem descobertas importantíssimas sobre a relação entre nosso organismo e a atividade física. Uma pesquisa recém-divulgada pela Escola de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, constatou que o nosso corpo sofre uma série de mudanças moleculares quando nos exercitamos.
 

Segundo a descrição feita pelos autores no resumo periódico científico Cell, nosso corpo passa por processos biológicos que envolvem estresse oxidativo, inflamação, metabolismo energético, reparação de tecidos e resposta do fator de crescimento.
 

Exercício físico - Benefícios
 

Após uma sessão de atividade física, os especialistas conseguiram catalogar 9.815 moléculas que foram alteradas pelo treino. É possível constatar esses resultados através de um simples teste sanguíneo, e essa mensuração pode servir de complemento para outros testes que já são realizados hoje.
 

VEJA TAMBÉM:

As chances de complicações em um caso de COVID-19 diminuem em pessoas que praticam exercício físico

O exercício físico e o nosso metabolismo

O exercício físico precisa ser um hábito na terceira idade

A importância do exercício físico para a manutenção da saúde óssea

O impacto da atividade física é positivo para o funcionamento de todo o organismo, afetando nossa performance física e mental. Com uma rotina de treinos, é possível melhorar a capacidade de raciocínio, de aprendizado e a comunicação entre os neurônios.
 

Além disso, nossa pressão arterial também é beneficiada, pois manter-se ativo fisicamente exige que os vasos sanguíneos se adaptem. Óxido nítrico e prostaglandinas são substâncias liberadas e responsáveis pela vasodilatação. Todo esse processo é responsável pela regulação da pressão arterial.
 

Os cientistas avançam cada vez mais em busca de caminhos para uma vida mais saudável e longa, e os profissionais da área de Educação Física, Nutrição e Saúde estão envolvidos nesse processo de descobertas em prol do bem-estar da sociedade. Hoje em dia, o mercado anseia por profissionais preparados e dispostos a aprofundar seus estudos sobre as complexidades do corpo humano.
 

Conheças os cursos de Pós- graduação em Educação Física da USCS: https://bit.ly/38h4yuH

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699