Envelhecimento e o funcionamento dos procedimentos de rejuvenescimento

Envelhecimento e o funcionamento dos procedimentos de rejuvenescimento

image

A professora Karla Alves participou do 1० Fórum Online de Estética com a palestra “Anatomia da pele e anatomia do envelhecimento” mostrando que o conhecimento acerca da estrutura da pele e do processo do envelhecimento é crucial para que o profissional de estética saiba escolher e aplicar os produtos e técnicas de modo a ter o melhor resultado para o cliente.
 
 
 
 
Para explicar como se dá o envelhecimento e o funcionamento dos procedimentos de rejuvenescimento, a professora começou descrevendo a anatomia da pele.
 
Quer conhecer alguns procedimentos para rejuvenescimento, leia também "Conheça as funções dos LEDs na estética".
 
Após mencionar que a pele é um órgão vital, o maior órgão do nosso corpo, correspondendo a 15% do nosso peso corporal; a professora explicou as características e funcionamento das três camadas da pele: epiderme, derme e a hipoderme 一 também conhecida como tela subcutânea.
 
A derme é o tecido mais denso com grande concentração de vasos sanguíneos que vão nutrir a epiderme.
 
A epiderme serve como uma barreira de proteção do organismo. Ela absorve os raios ultravioletas provenientes da radiação solar, evita a perda de água e promove a sensação de tato.
 
Lembrando que a epiderme tem profundidade diferente dependendo da região do corpo, a professora falou da importância de instruir os pacientes na aplicação correta de um creme facial, por exemplo.
 
Se a pessoa aplica o creme na palma da mão para, então, passar no rosto; a pele da palma da mão, por ter maior profundidade que a pele do rosto,  irá absorver a maior parte do produto.
 
Esse é apenas um dos exemplos de como o conhecimento da anatomia da pele influencia nos cuidados com a pele e na aplicação eficiente dos procedimentos estéticos.
 
Outro exemplo da utilidade desse conhecimento anatômico foi dado quando a professora explicou que o processo de renovação da pele começa na camada mais interior da epiderme (estrato basal) até chegar na camada externa (extrato córneo) onde ocorre a descamação da pele velha.
 
É por isso que é importante fazer a esfoliação da pele para afinar o estrato córneo, retirando as células mortas preenchidas com queratina. Sem isso, a penetração do produto na pele fica prejudicada.
 
Leia também: 
 
 
 
Você não vai querer que a maior parte daquele seu caríssimo creme para o rosto seja absorvida no estrato córneo, onde está a pele velha já em processo de descamação.
 
 
Mas, o que acontece no envelhecimento?
 
No envelhecimento temos  uma diminuição do colágeno, da elastina e da matriz extracelular.  É isso que causa a elasticidade e a flacidez da pele. O envelhecimento faz com que a derme deixe de produzir colágeno,  além disso, há uma maior dificuldade de fazer com que o novo colágeno apareça.
 
Karla Alves destaca que é importante considerar todos os fatores que dificultam a assimilação do novo colágeno como o excesso de sol, o tabagismo, o baixo consumo de alimentos ricos em água e também o alto consumo de açúcar.  Todos esses fatores influenciam na maneira como a derme vai reagir à aplicação de colágeno.
 
Ao falar da região chamada de junção dermo-epidérmica, a professora falou da importância de começar os cuidados com a pele o quanto antes, em torno dos 20 anos.
 
Nessa junção dermo-epidérmica, com o passar do tempo, podemos ter a formação de um sulco que, se não for tratado, pode se aprofundar e dar origem a uma ruga; que dificilmente será tratada mesmo com a aplicação de toxina botulínica.
 
A palestra é riquíssima e deve ser assistida na íntegra. Já na parte final, a professora Karla Alves fala dos seis pontos da beleza (ausência de olheiras, sobrancelha arqueada, malar alto, ângulo da mandíbula, lábios volumosos, ausência de manchas) e dos dois tipos de envelhecimento (intrínseco e extrínseco).
 
 
O envelhecimento intrínseco é aquele em que há diminuição da hidratação, palidez por falta de oxigenação, menor elasticidade por causa da queda de colágeno e elastina, diminuição do tônus muscular, etc.
 
Esse envelhecimento tem forte componente genético, é aquele que passa de geração para geração.
 
Já o envelhecimento extrínseco tem relação com o fotoenvelhecimento.
 
Um processo causado pelo excesso de exposição solar, que, com o passar do tempo, reflete na formação de manchas, ressecamento da pele, rugas, flacidez e nas temidas linhas de expressão; a pessoa envelhece mais rápido por conta do sol.
 
É por isso que é muito importante verificar o perfil do paciente antes de recomendar produtos e procedimentos estéticos.
 
Assim como a exposição solar, o tabagismo, a falta de uso de protetor solar com o filtro apropriado, a rotina, a região em que mora (se é menos ou mais poluída), tudo afetará no resultado do tratamento.
 
A professora Karla Alves, Mestre em Clínica Médica pela UNILUS e pós-graduada em Biomedicina Estética pela USCS, falou dos pilares do envelhecimento (flacidez cutânea, ação muscular depressora, diminuição volumétrica dos compartimentos de gordura e remodelamento ósseo) e alertou os profissionais de estética:
 
“Eu preciso entender de envelhecimento para entender as técnicas. Eu preciso entender de anatomia para entender como eu vou devolver isso para ela [o aspecto jovial].”
 
Por fim, a professora mostrou como o envelhecimento causa a chamada quadralização da face e como o conhecimento acerca da anatomia da pele e do processo de envelhecimento capacita o profissional a elaborar um plano e escolher as técnicas mais adequadas para rejuvenescer aquela pele e devolver ao rosto um aspecto jovial.
 
A professora encerrou a palestra relembrando os princípios éticos no cuidado com o paciente e destacando que cada um tem uma anatomia.
 
 
O profissional de estética deve incentivar seu paciente a encontrar sua própria beleza e não meramente imitar as feições de alguma celebridade.
 
Essa palestra de altíssimo nível 一 que você pode assistir gratuitamente aqui 一 é uma pequena amostra da competência dos nossos professores e do excelente conhecimento especializado oferecido a todos os nossos alunos.
 
Se você quer ser uma Biomédica Esteta. Escolha a melhor pós-graduação. Escolha a Pós-Graduação da USCS.

https://www.posuscs.com.br/pos-graduacao/biomedicina-estetica/3889/93

0800 767 8727 | (11) 2714-5699