O que é lipedema?

O que é lipedema?

image

O lipedema é classificado como uma doença vascular crônica e genética cuja característica principal é o acúmulo visível de gordura excessiva em regiões específicas do corpo. As regiões mais propensas para o aparecimento do lipedema são braços, coxas, pernas e joelhos. Diferentemente da celulite, o lipedema costuma permanecer no corpo mesmo após a perda de peso.

VEJA TAMBÉM:

Mitos e verdades sobre a drenagem linfática

A toxina botulínica é para fins apenas estéticos?

Os cuidados com a pele variam de acordo com a idade

Uma vida saudável é uma grande aliada dos procedimentos estéticos

Causas do lipedema

Em geral, o lipedema aparece no corpo após um quadro de desequilíbrio hormonal. Esse tipo de alteração é muito comum em fases específicas da vida, como:
 

●    gestação;
●    puberdade;
●    menopausa;
●    durante o uso de anticoncepcional.

 

Sintomas do lipedema
 

●    Desconforto físico.
●    Nódulos doloridos.
●    Inchaço.
●    Hematomas.
●    Sensação de queimação.
●    Desconforto ao apalpar a região que está com acúmulo de gordura.

 

Sintomas em casos mais graves
 

●    Retenção de líquido.
●    Deformidade nos pés.
●    Alteração da mobilidade.

 

Tratamento
 

Em geral, o tratamento indicado para eliminar o lipedema é o procedimento cirúrgico. Por meio da aspiração, faz-se a retirada de toda a gordura da região. Nos casos em estágio 1, os médicos indicam o uso de meias ou roupas de compressão, pois esse tipo de peça ajuda a manter a situação estável e evita que o quadro evolua.
 

Também são utilizados o tratamento com um fisioterapeuta e o uso de peças de compressão com diversos tipos de materiais. A frequência de uso ou as visitas ao fisioterapeuta são definidos pelo profissional que está acompanhando o paciente.
 

Como evitar o aparecimento do lipedema?
 

●    Mantenha uma rotina de cuidados com a pele, como limpeza e uso de cremes.
●    Opte sempre por usar roupas confortáveis em seu dia a dia.
●    Procure sempre manter uma dieta equilibrada e saudável, o que evita o acúmulo de gordura, o ganho de peso e o aparecimento de problemas de saúde.

 

Além de ser um problema de saúde, o lipedema também é considerado um desconforto estético. Caso note um dos sintomas ou esteja passando por um momento de ganho de peso, procure ajuda médica para identificar possíveis problemas de saúde que possam surgir ou que já estejam estabelecidos, sejam eles uma preocupação estética ou não.
 

A Pós USCS forma todos os anos profissionais de excelência em seus cursos de pós-graduação na área de estética. Buscamos sempre oferecer uma matriz curricular rica, com uma metodologia inovadora e um corpo docente de altíssima qualidade. Em meio a tantas mudanças e ao surgimento de novas demandas na área, oferecemos uma série de cursos de Pós em Estética.
 

Quer saber mais sobre o Núcleo de Estética da USCS? Acesse: https://bit.ly/32UVMBk

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699