DF aprova nova lei que permitirá acompanhante para os internados na UTI

DF aprova nova lei que permitirá acompanhante para os internados na UTI

image

De autoria do deputado Leandro Grass, a Lei 6.366/2019 foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal e irá autorizar a permanência de acompanhantes nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). O texto se aplica a hospitais públicos e privados, bem como a leitos em maternidades e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Distrito Federal. Cada paciente internado na UTI terá direito a um acompanhante, a partir de dezembro de 2019.
 

Apesar de a permanência ser autorizada, os acompanhantes terão de seguir algumas normas. Em casos de exames complexos e de higienização do ambiente, por exemplo, o acompanhante precisará se retirar do quarto. Além disso, caso algum fator relacionado ao acompanhante exponha o paciente a um risco, o responsável pelo setor poderá solicitar que a pessoa se retire; porém, é preciso ter uma justificativa para isso.

VEJA TAMBÉM:

O investimento em enfermeiros garante benefícios à saúde da população

Qual é o papel do fisioterapeuta em uma emergência?

Resolução reconhece a atuação do fisioterapeuta na Unidade de Emergência e Urgência

Por que fazer a Pós em Fisioterapia deveria fazer a Pós em Fisioterapia Hospitalar e Emergência?

No texto da lei, o deputado afirma que estudos do próprio Ministério da Saúde demonstraram que a presença dos familiares na UTI contribui não apenas para a melhora da saúde do paciente, mas também para questões financeiras do sistema de saúde.
 

Mudança de pensamento
 

Hoje em dia, muitos estudos estão focados em proporcionar bem-estar para os pacientes nos mais diversos níveis de internação. A Fisioterapia Hospitalar e Emergência tem como foco principal o atendimento ao paciente paliativo ou em situações de emergência, visando proporcionar qualidade de vida para todos.
 

A USCS está sempre em busca de aperfeiçoamento na oferta de cursos que atendam às demandas da área da saúde de forma humanizada e adequada. Nossa Pós-Graduação em Fisioterapia Hospitalar e Emergência tem o objetivo de introduzir o conceito de atendimento fisioterapêutico em emergência com rápido raciocínio clínico e tomada de decisões para a realização de condutas em equipe, visando ao atendimento eficiente, a fim de conduzir o caso até a alta hospitalar. Para mais informações, acesse: https://bit.ly/2TFzah4
 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699