Depois do Covid, Brasil vive pandemia de saúde mental

Depois do Covid, Brasil vive pandemia de saúde mental

image

Oi, tudo bem? Como está a sua saúde mental? Se não estiver bem, procure ajuda o quanto antes.
 
Eu sei que uma consulta com um psicólogo ainda é um artigo de luxo para muita gente. Mas não precisa ser, temos cada vez mais profissionais que atendem a um preço acessível e muitas instituições oferecem atendimento psicológico totalmente gratuito. Então, procure ajuda.
 
Por exemplo, você pode ligar 188 e falar com uma pessoa atenciosa no Centro de Valorização da Vida. A ligação é gratuita e totalmente confidencial.

Leia também : 
 
 
 
 
 
Se você estiver bem mentalmente, fique feliz com isso e cuide para continuar assim. Afinal, você vive em um dos países com maior índice de ansiedade, depressão e suicídios.
 
Já era assim antes do Covid-19, mas a pandemia agravou imensamente esse cenário. E o cenário é este:
 
De acordo com o Datasus, os suicídios sobem sem parar no Brasil. O total de óbitos por lesões autoprovocadas aumentou de 7 mil para 14 mil nos últimos 20 anos — informa o Estados de Minas com dados do Ministério da Saúde.
 
O psicólogo Marcelo Parazzi diz que “especialistas em psicoterapia e desenvolvimento humano relatam que a pandemia trouxe uma espécie de “estado de angústia coletivo”, um pânico generalizado que se manifesta não só em pessoas que já faziam algum tipo de acompanhamento psicológico, mas até mesmo em pessoas definidas por eles como funcionais”.
 
Parte do problema está no fato de que, diante de necessidades de moradia e alimentação, a saúde mental vai sendo deixada em segundo plano.  
 
O psicólogo Filipe Colombini explica que saúde física e saúde mental ainda são tratadas como coisas distintas e aproveita para criticar o sucateamento dos serviços de Psicologia nos serviços públicos, que investem em técnicas que não têm embasamento científico, como constelação familiar, por exemplo, em detrimento da Terapia Comportamental-Cognitiva.
 
Precisamos de profissionais capacitados, conscientes do problema e empenhados em mudar esse cenário.
 
“As cicatrizes que a pandemia deixou para os brasileiros ainda estão abertas e é preciso tratá-las”, alerta Licínio Ratto,  diretor da Casa de Saúde Saint Roman. 
 
Um estudo mostrou que 35% dos pacientes curados da Covid desenvolveram um quadro de depressão ou estresse pós-traumático. E como as pessoas estão lidando com a ansiedade, estresse e depressão?
 
Um estudo divulgado pela Unimed responde essa pergunta com dados preocupantes:
 
“A forma de encarar a situação tendeu a ser mais negativa, com técnicas de “fuga-evitação”: 40,8% teve maior consumo de drogas ilícitas ou lícitas (álcool e cigarro), medicamentos e alimentos, e quase metade dos participantes expressou ter tido sintomas de depressão (46,4%), ansiedade (39,7%) e estresse (42,2%).”
 
O que podemos fazer a respeito? Sabemos que a mudança desse quadro exige um trabalho conjunto do sistema de saúde, instituições, profissionais e pacientes.
 
A graduação na USCS dá sua contribuição ao oferecer atendimento psicológico gratuito à comunidade através dos professores e alunos do curso de Psicologia. 
 
Mas a principal contribuição da USCS é oferecer aos médicos, psiquiatras e psicólogos várias opções de Pós EAD na área de psicologia ou medicina para que eles possam oferecer o melhor aos seus pacientes.
 
Se você é um profissional da saúde, clique aqui e conheça as Pós EAD da USCS.
 
Faça sua inscrição e esteja preparado para os desafios à frente.
 
 
A Psicologia Positiva e a Inteligência Emocional têm se fortalecido nos diversos contextos de vida. 
 
Por isso preparamos uma super aula para você: Lições da Psicologia Positiva em tempos de pandemia.
 
 

 

A Psicologia Positiva é um campo de estudos científicos que abrange as motivações, virtudes, emoções positivas e capacidades humanas, com grande enfoque na felicidade humana. A “PP” tem crescido rapidamente uma vez que a busca pela felicidade tem se tornado primordial para os indivíduos. 
 
Já a inteligência emocional ganha forças uma vez que norteia os relacionamentos intrapessoais e interpessoais, pois garante a capacidade de administrar as próprias emoções e compreender as emoções das outras pessoas, contribuindo assim, para relações mais saudáveis e permitindo uma maior sensação de bem-estar.
 
Docente: Profa. Andressa Mauricio
 
Conheça mais sobre a nossa Pós-graduação em Psicologia Positiva e Inteligência Emocional
 
 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699