Cuidados com o bebê em seus primeiros dias fora do útero

Cuidados com o bebê em seus primeiros dias fora do útero

image

Os cuidados com o bebê em seus primeiros dias de vida podem ser entendidos como um “quarto trimestre” da gestação, já que é um período dedicado somente à adaptação do recém-nascido à sua vida fora da barriga da mãe. Essa pode ser uma das explicações para o bebê chorar tanto nesse período.
 

Seu cérebro, ainda em fase de desenvolvimento, está condicionado a apenas desenvolver atividades primitivas, como respirar e digerir. Todo o resto é aprendido após o nascimento.
É fora da barriga da mãe que se desenvolvem o sistema digestório, nervoso e imunológico, a visão e a audição. Já que a maioria dos estímulos acontecem na vida fora do útero, muitas habilidades são desenvolvidas nesse período.  

 

VEJA TAMBÉM:

O que é deficiência intelectual?

Apresentação de alimentos para as crianças

O profissional de psicopedagogia

Fonoaudiologia ajuda bebês prematuros a ser amamentados

O que posso fazer pelo bebê em seus primeiros meses de vida?

 

Algumas técnicas podem ajudar o bebê a passar por esse momento de transformação de forma mais leve e relaxante.
 

•    Enrole-o com firmeza em um tecido; envolva suas perninhas e braços, fazendo uma espécie de “charutinho”. Ele se sentirá bastante acolhido e isso poderá diminuir as cólicas e fazê-lo parar de chorar.
•    Leve o seu bebê para relaxar na água, enrolado em um tecido. Coloque-o em um balde e fique em pé, segurando-o. É como mágica, isso ajuda muito no alívio das cólicas.
•    Reprodução de barulhos sutis podem acalmar o bebê.
•    Massagens podem ser uma boa opção para promover o relaxamento do bebê. Escolha um ambiente calmo para massagear o corpinho da criança, isso a ajuda a adormecer e alivia os gases.
•    O contato pele a pele com a mãe é importantíssimo. Repousar o bebê em seu tronco, sem a interferência de roupas, pode ser um aconchego para ele; o deixará calmo e poderá fazê-lo adormecer.

 

Conheça a nossa Pós-Graduação em Enfermagem Obstétrica: https://bit.ly/2JWDaY1

0800 767 8727 | (11) 2714-5699