Coordenadora do curso de Pós em Constelação Familiar responde às principais dúvidas sobre a área

Coordenadora do curso de Pós em Constelação Familiar responde às principais dúvidas sobre a área

image

A Constelação Familiar é uma área de atuação relativamente nova no Brasil. Ultimamente, ouvimos muitos profissionais falando sobre o assunto. Essa técnica vem sendo amplamente discutida por profissionais e órgãos de diversas áreas, já que os resultados de sessões de constelação familiar se mostraram bem positivos em áreas como educação e justiça, entre outras.

VEJA TAMBÉM:

Mediação de conflito dentro da sala de aula por meio da constelação familiar

As práticas de constelações familiares facilitam acordos na justiça

Morre Bert Hellinger, inventor do método de Constelação Familiar

Constelação familiar pode ser adotada em escolas públicas

A coordenadora da Pós-Graduação em Constelação Familiar – Método de Bert Hellinger – Psicologia Sistêmica, Professora Alzira Cristina da Silva, esclareceu algumas dúvidas sobre a área. Confira:
 

Quais os principais problemas identificados na área?
 

Profa. Alzira: A banalização da Constelação é um dos problemas que mais nos preocupam. Pessoas vêm misturando a constelação com crenças e com outras terapias, sem perceber que tornam o método excludente quando fazem esse movimento. Segundo Bert Hellinger, a Constelação é apenas um método de terapia.

Como ajudamos a resolver esse problema?
 

Profa. Alzira: Nós, da Pós-Graduação, capacitamos os alunos com embasamento teórico-prático, utilizando as teorias de Freud, Jung e Milton Erickson, entre outros, que foram caminhos percorridos por Bert Hellinger. Nossos alunos são capacitados a entender o método de uma forma dissociada de crenças religiosas. A ética é um tema discutido em tempo integral na nossa formação, fato que conscientiza sobre a não banalização do método por interesses diversos.
 

Sobre o crescimento da Constelação no Brasil, quais as possibilidades e as motivações? Que projetos podemos desenvolver?
 

Profa. Alzira: A Constelação tem sido utilizada na área da Saúde (física e emocional) por diversos profissionais; no Direito, em mediações e conciliações; em empresas, é conhecida como Constelação Organizacional, e nas escolas, como Pedagogia Sistêmica.  O Sistema Único de Saúde (SUS) considera a Constelação como uma prática integrativa que pode ser utilizada e oferecida em suas dependências. Trabalhos sociais oferecendo a Constelação promovem consciência e transformação.
Conheça o nosso curso: https://bit.ly/33lNMqO

0800 767 8727 | (11) 2714-5699