Mediação de conflito dentro da sala de aula por meio da constelação familiar

Mediação de conflito dentro da sala de aula por meio da constelação familiar

image

Os desafios impostos dentro da sala de aula são inúmeros. Promover um convívio harmonioso é um deles. É na escola que vivemos alguns dos conflitos da vida, porém, como responsável, o educador que sabe contornar isso e ainda ensinar uma lição para os alunos consegue se destacar em meio a tantos profissionais da área. Nessa dinâmica, a constelação familiar tem técnicas que podem servir para a mediação de conflitos dentro do ambiente escolar.
 

Constelação familiar na escola
 

A constelação familiar não pode ser aplicada na escola em seu modo original, porém algumas técnicas podem ser utilizadas para ajudar o educador na resolução de conflitos. Tudo precisa ser feito de modo sútil para não expor as partes envolvidas na crise, de modo que os alunos sejam convocados para fazer uma reflexão.

VEJA TAMBÉM:

Constelação familiar pode ser adotada em escolas públicas

Constelação Familiar é empregada para ajudar no tratamento de vícios e na recuperação de presos

É importante entender as relações humanas para agir na resolução do problema em sua raiz. Com base nas leis criadas por Bert Hellinger – a Lei do Pertencimento, a Lei da Ordem e a Lei do Equilíbrio –, o mediador poderá fazer uma análise sobre a situação-problema e encontrar onde está havendo um desequilíbrio. Dentro da sala de aula, a constelação poderá servir como método alternativo.
 

A constelação familiar pode auxiliar no entendimento de quais questões?
 

•    relacionamento entre parentes;
•    solução de problemas afetivos;
•    rompimentos inesperados e abruptos;
•    solução de problemas financeiros; e
•    entendimento de questões pessoas.


Constelação familiar como mediação de conflitos

 

Mesmo não podendo ser aplicada fielmente dentro da escola, o educador poderá se especializar na constelação familiar e tentar levar algumas técnicas para o seu dia a dia profissional. Os benefícios poderão ser sentidos não só no convívio dentro da sala de aula, como também fora dela. O ambiente escolar pode se tornar um lugar de reflexão sobre questões familiares, discussões sociais e observações sobre o comportamento individual de forma mais profunda.
 

Conheça a nossa Pós-Graduação em Constelação Familiar: https://bit.ly/2RwbBL0
 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699