Com sintomas em comum, depressão e ansiedade podem ser diagnosticadas na mesma pessoa

Com sintomas em comum, depressão e ansiedade podem ser diagnosticadas na mesma pessoa

image

A ansiedade e a depressão não são, necessariamente, quadros opostos; há casos em que o paciente pode demonstrar sintomas das duas doenças ao mesmo tempo. Nessas situações, há chances de agravamento do estado de saúde mental, e o acompanhamento médico é essencial para que isso não aconteça.
 

Essas doenças têm sintomas parecidos, como dificuldade de concentração, insegurança e irritabilidade. Os prejuízos não atingem unicamente o estado emocional pessoal, mas afetam as relações sociais, profissionais e os relacionamentos interpessoais.

VEJA TAMBÉM:

Taxa de suicídios aumenta no Brasil

Curso de Suicidologia para profissionais que querem entender e atuar com vulnerabilidade humana

O suicídio e a automutilação entre jovens brasileiros

Acupuntura e ansiedade


Em que momento os transtornos podem coexistir?
 

Uma pessoa depressiva, ao longo processo da doença, poderá desencadear um quadro de angústia por diversos fatores, o que pode ser crucial para o desenvolvimento da ansiedade. Já a pessoa com ansiedade pode sentir-se desesperançada e melancólica, por causa de suas preocupações constantes e difíceis de controlar.
 

Apenas um profissional da área pode diagnosticar de forma correta tanto a depressão quanto o transtorno ansioso, ou sua coexistência. Por isso, é extremamente importante a disseminação de informações para a conscientização da população sobre esse tipo de doença.
 

Se os sintomas forem identificados por quem os sente, e se essa pessoa procurar por auxílio especializado, já terá dado um grande passo para a efetividade do tratamento. O maior investimento que podemos fazer em nós mesmos é ter cuidado para que nossa rotina seja a mais agradável e adequada possível, com boas noites de sono e alimentação saudável, por exemplo.
 

Profissionais da área de Psicologia
 

Atualmente, os profissionais da área de Psicologia lidam com uma série de complexidades do mundo moderno e seus efeitos no cérebro humano. Por isso, surge uma série de demandas novas. Como fazer para acompanhar tudo isso? A especialização é o caminho mais adequado para trilhar uma carreira de sucesso e atender às novas necessidades humanas.
 

Conheça os cursos de Pós-Graduação em Psicologia da USCS: https://bit.ly/2FlcG0N

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699