Taxa de suicídios aumenta no Brasil

Taxa de suicídios aumenta no Brasil

image

Em 2016 o Brasil registrou 11.433 mortes por suicídio, um aumento de 2,3% em relação a 2015. Esta é a quarta principal causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos, e há maior incidência entre os homens, os dados foram divulgados no novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde.
 

Suicídio no mundo
 

A preocupação com o aumento do número de suicídios tem acontecido gradualmente desde meados do século XX. Segundo dados de uma pesquisa publicada no periódico Suicidologi, organizado pela Universidade de Oslo, na Noruega, a taxa mundial de suicídio por 100 mil habitantes, nos anos de 1950 e 1995, entre homens aumentou em 49%, já entre as mulheres o aumento foi de 33%.

VEJA TAMBÉM:

Em setembro, a PÓS USCS promoveu uma série de eventos importantes sobre prevenção ao suicídio

O suicídio e a automutilação entre jovens brasileiros

Lei sancionada na Paraíba determina notificação compulsória em casos de suicídio e automutilação

Curso de Suicidologia para profissionais que querem entender e atuar com vulnerabilidade humana

Nos Estados Unidos, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o suicídio é a décima maior causa de mortes. A estimativa é de que cerca de 47 mil norte-americanos tenham tirado a própria vida em 2017.
 

Ligue o sinal de alerta
 

É preciso criar uma visão mais ampla sobre as pessoas que nos cercam e observar certos sinais, já que o indivíduo com ideação suicida pode ter não acompanhamento e diagnóstico psicológico.
 

O suicídio tem causas multifatoriais; problemas no relacionamento, abuso de álcool e drogas e problemas físicos podem atuar como um gatilho. Nos adultos, dificuldades financeiras potencializam a tendência suicida.
 

O combate ao suicídio
 

O Ministério da Saúde alerta sobre a importância dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) nos municípios, foram habilitados 109 centros em 20 estados brasileiros. Com a estratégia de prevenção e acompanhamento através dos CAPS, é possível reduzir as taxas em até 14% nas localidades onde os centros de atenção fornecem atendimento.  
 

Além disso, existe o Centro de Valorização da Vida (CVV), que, através do número 188 atende pessoas do Brasil inteiro para proporcionar apoio emocional a quem precisar conversar. A associação não tem fins lucrativos e sua equipe é formada por voluntários.
 

Frente parlamentar
 

No mês de julho de 2019 foi lançada, na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio e Automutilação. O grupo é coordenado pelo deputado Lucas Gonzalez (Novo-MG). O objetivo dessa frente é diminuir o número de mortes por suicídio no país.
 

Conheça a nossa Pós-Graduação em Suicidologia: https://bit.ly/2IVHlmX

 

Aprofunde o seu conhecimento sobre Prevenção ao Suicídio, faça a sua inscrição no curso online gratuito em Suicídio e Acolhimento à Vida:http://bit.ly/SuicidologiaOnline

Fontes:

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/09/brasil-registra-11-mil-casos-de-suicidio-por-ano-diz-ministerio-da-saude.shtml
 

https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/fenomeno-global-suicidio/
 

http://saude.gov.br/noticias/agencia-saude/44404-novos-dados-reforcam-a-importancia-da-prevencao-do-suicidio

0800 767 8727 | (11) 2714-5699