Aprenda a lidar com o vazio existencial

Aprenda a lidar com o vazio existencial

image

A sensação de vazio pode nos acometer em momentos em que estamos distantes das pessoas, das redes sociais, do trabalho e de nossa família. Para muitos, essa sensação traz um incômodo insuportável; para outros, tudo isso passa rápido. Mas, afinal, como podemos lidar com o vazio existencial?
 

Rota de fuga do vazio
 

Nós criamos estratégias para fugir do vazio existencial e deixamos de lidar com a situação. Fugir não cura os sentimentos; na verdade, pode piorá-los. Há uma série de subterfúgios para preencher esse vazio, como:
 

•    Consumismo.
•    Vaidade exacerbada.
•    Comportamentos compulsivos.
•    Consumo excessivo de álcool.
•    Ingestão de alimentos responsáveis por gerar a sensação instantânea de bem-estar.

VEJA TAMBÉM:

O fim de um relacionamento e as nossas reações cerebrais

O número de suicídios durante a pandemia

A arteterapia pode ser eficiente no combate ao estresse e às dores de cabeça

Você tem dificuldade de elaborar planos para o futuro?

O que queremos dizer é que usar desses mecanismos para ter momentos de prazer não é um pecado. Na verdade, eles não podem ser usados como desculpa para você não tentar entender o vazio. A maioria dos itens da lista acima proporciona prazer instantâneo, e logo após satisfazermos essa necessidade, o vazio volta a nos assombrar.
 

Por que eu sinto esse vazio existencial?
 

A rotina pode nos deixar tão racionais a ponto de não conseguirmos enxergar os pequenos momentos de extrema felicidade que a vida nos proporciona. Nesse caso, a pessoa passa a enxergar uma jornada sem propósito e focada apenas nas obrigações, como trabalhar, estudar e pagar contas. É aí que o vazio aparece junto com uma série de questionamentos.
 

Podemos sofrer também com a sensação de não termos respostas para tudo, o que causa uma sensação ruim e angustiante para muitos; porém, quando entendemos melhor o porquê de sentirmos tudo isso, conseguimos desmistificar o vazio e lidar melhor ele.
 

Acolha o seu vazio
 

Fugir não pode ser uma opção, pois isso pode aumentar o vazio que você está sentindo. O ideal é que a pessoa procure apoio psicológico e invista no autoconhecimento para entender melhor os sentimentos e as sensações. Dá para conviver melhor com o vazio e, ao mesmo tempo, obter uma vida mais equilibrada.
 

Dicas que vão ajudar você a acolher o vazio existencial:
 

•    Aceite seus sentimentos, suas emoções e suas sensações.
•    Perdoe-se; veja as suas emoções por outro ponto de vista e tente entender tudo o que está acontecendo.
•    Aceite a realidade e que nem tudo está sob o seu controle ou que é possível obter respostas para todas as perguntas.
•    Escreva as suas emoções; coloque para fora, através da escrita, tudo aquilo que está angustiando você.
•    Peça ajuda se o incômodo for mais pesado do que você consegue carregar; não há nada de errado tentar compreender a dor e o vazio com a ajuda de um profissional de psicologia.

 

Conheça os cursos de Pós-graduação em Psicologia da USCS: https://bit.ly/3000CfD



 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699