A importância do Fonoaudiólogo especializado em Reabilitação Cirúrgica de cabeça e pescoço

A importância do Fonoaudiólogo especializado em Reabilitação Cirúrgica de cabeça e pescoço

image

 
A importância do Fonoaudiólogo especializado em Reabilitação Cirúrgica de cabeça e pescoço
 
Ter um tumor na cabeça ou pescoço já é motivo de imensa preocupação para qualquer um. Os tumores benignos e malignos podem se alojar na região da face, nas cavidades nasais, nos seios paranasais, na boca ou faringe, na laringe, tireóide ou paratireóide, nas glândulas salivares, nos tecidos moles do pescoço  ou ainda na pele da face ou no couro cabeludo.
 
Uma cirurgia na região de pescoço ou cabeça é sempre uma cirurgia delicada e, possivelmente, com muitos efeitos colaterais.
 
Cirurgias como as tireoidectomias, as traqueostomias, as cirurgias de glândulas salivares e as de retirada de tumores na boca e laringe são algumas das cirurgias mais comuns na região da cabeça e pescoço.
 
Mas, quase sempre, são cirurgias muito agressivas. De acordo com a Fisioterapeuta Oncológica, Fernanda Ribeiro, “em algumas cirurgias de cabeça e pescoço, o procedimento requer algumas retiradas radicais, além do tumor, o esvaziamento ganglionar cervical também torna-se necessário. O que vai determinar o tipo de procedimento é a diferenciação do tipo de tumor, o tamanho e a localização. Radioterapia e quimioterapia podem ser necessários como tratamento adjuvante”.

Leia também:
 
 
 
 
 
A agressividade da cirurgia é porque a preocupação do cirurgião é extirpar o tumor. Ao fazer a cirurgia com margens de segurança — para diminuir ou anular os riscos de recidiva ou disseminação da doença — é comum que haja sequelas estéticas e funcionais em consequência da cirurgia.
 
Algumas das sequelas mais comuns são:
  • edema
  • perda de movimento
  • alterações de sensibilidade e da mímica facial
  • dificuldade para falar
  • dificuldade para deglutir
  • alterações estéticas
Por isso é tão importante o trabalho do Fonoaudiólogo com especialização em Reabilitação Cirúrgica de Cabeça e Pescoço.
 
O fonoaudiólogo irá elaborar um tratamento de reabilitação de acordo com as necessidades do paciente, com o foco em:
  • aliviar a dor
  • reduzir os edemas
  • recuperar a força e os movimentos
Para tanto, os fonoaudiólogos especializados em Reabilitação Cirúrgica de Cabeça e Pescoço precisam ser altamente capacitados para, independente da gravidade do caso, ter raciocínio clínico e capacidade de atuar com excelência na reabilitação cirúrgica dos pacientes. 
 
Na Pós graduação da USCS em Reabilitação Cirúrgica de Cabeça e Pescoço, os fonoaudiólogos são treinados na utilização do que há de mais moderno em tecnologia na clínica Fonoaudiológica, como: fotobiomodulação, eletroestimulação, vacuoterapia, ultrassom, radiofrequência e bandagem, etc.
 
“Um dos grandes atrativos é a disciplina de clínica médica para Fonoaudiologia, onde o profissional aprenderá a correlação clínico/laboratorial” — informa o encarte da Universidade de São Caetano do Sul.
 
A clínica médica é de grande importância na especialização em Reabilitação Cirúrgica de Cabeça e Pescoço porque essa especialização propõe capacitar o fonoaudiólogo para atuar nas várias áreas de reabilitação cirúrgica: plástica, oncológica, ortognática, ATM, traumas e queimaduras da face, por exemplo.
 
Se você é um profissional da Fonoaudiologia e quer oferecer um serviço altamente especializado e de importância crucial para a recuperação dos pacientes, conheça a Pós-graduação em Reabilitação Cirúrgica de Cabeça e Pescoço pela USCS.
 
Faça sua matrícula e venha ser nosso aluno. Você estuda só aos sábados e domingos ao longo de 18 meses e sai com uma especialização altamente valorizada e necessária em qualquer hospital ou clínica oncológica.
 
0800 767 8727 | (11) 2714-5699