A importância da música na educação infantil

A importância da música na educação infantil

image

A música é uma poderosa ferramenta de aprendizagem na educação infantil; vai além da diversão e traz para o aluno a possibilidade de desenvolvimento em vários aspectos. Por meio da música, a criança pode aprender palavras novas, melhorar sua capacidade de concentração, criatividade, reflexão e memória.
 

Os sons têm o poder de ativar regiões cerebrais que são mais difíceis de atingir com outras metodologias. Quando os profissionais de educação utilizam a música como uma ferramenta de aprendizado, os alunos melhoram a percepção, o raciocínio lógico e a capacidade inventiva. É possível ensinar matemática, português ou qualquer outra matéria por meio de músicas.

VEJA TAMBÉM:

O que é a dislexia?

O que é uma escola democrática?

Por que é mais difícil identificar o autismo em meninas?

A importância do planejamento pedagógico e como fazê-lo

Além disso, quando atividades com música são propostas para as crianças, todos têm a oportunidade de socializar, aprender e se desenvolver juntos. A musicalização na aprendizagem é uma técnica poderosa e traz melhorias para a qualidade de vida das crianças. Confira outros benefícios da aplicação dessa metodologia:
 

●    Desenvolvimento sócio-afetivo.
●    Desenvolvimento cognitivo ou linguístico.
●    Desenvolvimento psicomotor.

Os profissionais de educação precisam investir em atualização constante e contínua, pois o mundo da educação está sempre em evolução. Por isso, é importante para a carreira do educador investir em um curso de pós-graduação, por exemplo.

 

A Pós USCS oferece a pós-graduação em Docência na Educação Infantil, que tem como objetivo fornecer instrumental teórico-prático para que o professor da educação infantil e das séries iniciais tenha condições de organizar estratégias adequadas aos alunos, viabilizando a construção de conhecimento pela vivência e experiência, e favorecer o processo de letramento e alfabetização nos primeiros anos de ensino. Objetiva, ainda, tornar os profissionais aptos no processo inclusivo para receberem crianças com necessidades educativas especiais.
 

Saiba mais sobre o curso pós-graduação em Arteterapia da USCS!


 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699