A importância do planejamento pedagógico e como fazê-lo

A importância do planejamento pedagógico e como fazê-lo

image

O planejamento pedagógico é mais do que importante; é um direito do profissional de educação assegurado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Portanto, o educador pode dedicar um tempo antes do início do ano letivo para organizar todas as atividades que serão aplicadas em sala de aula, os materiais, as pessoas que participarão e os recursos.

VEJA TAMBÉM:

O que é a dislexia?

O que é uma escola democrática?

Como você pode aprimorar o seu processo de aprendizagem?

Por que a Psicomotricidade é tão importante para a Educação Infantil?

Dessa forma, o ano letivo pode ser organizado e mais bem aproveitado, já que o professor terá um tempo para montar um cronograma das atividades. A realização do planejamento pedagógico não é uma obrigação, apesar de ser prevista em lei. É apenas uma forma garantida que o profissional poderá utilizar para se organizar para mais um ano letivo.
 

Como montar um planejamento pedagógico?
 

O mais importante é entender que o planejamento pedagógico envolve praticamente todos os funcionários da escola, pois as atividades que serão realizadas durante o ano dependem da participação de mais pessoas. É essencial que seja aberta uma mesa de debates e que todos possam expor suas ideias. Assim fica até mais fácil a elaboração do planejamento.
 

O primeiro passo é entender quais atividades serão viáveis. É importante manter os pés no chão e não elaborar ideias que são fora da realidade. Portanto, é preciso que sejam definidas questões administrativas e burocráticas também, pois essa parte mais trabalhosa também é importante para a definição de atividades.
 

O que precisa ser definido nesse primeiro momento?
 

•    As regras do uso dos espaços coletivos.
•    Os projetos interdisciplinares.
•    A elaboração do calendário escolar e as datas comemorativas.

 

Depois dessa fase, podemos partir para a parte mais burocrática do planejamento pedagógico. Nesse momento é preciso definir:
 

•    o calendário de avaliações;
•    a distribuição dos estudantes em suas respectivas turmas;
•    grades e horários.

 

Por último, e não menos importante, é a definição de:
 

•    metodologia de avaliação;
•    diretrizes de ação em casos específicos;
•    objetivos não curriculares.

 

O planejamento pedagógico é trabalhoso, mas é uma etapa importante para o sucesso do ano letivo. Por isso, é essencial que os profissionais da escola se mobilizem para a realização de um planejamento amplo, bem detalhado e até capaz de prever possíveis conflitos.
 

É através dessa ação em prol da organização que é possível testar novas metodologias, eventos, projetos e ações que estão ou não dando certo. É importante que o grupo de profissionais se reúna periodicamente para conversar sobre o andamento do projeto, fazer alterações, intervir em situações favoráveis ou não e mudar as estratégias.
 

Conheça os cursos de Pós-graduação em Educação da USCS: https://bit.ly/3rcO0fA