A fisioterapia cardiorrespiratória transforma vidas

A fisioterapia cardiorrespiratória transforma vidas

image

Há quem pensa que a fisioterapia é uma ciência que apenas cuida dos nossos sistemas muscular e ósseo. Na verdade, há outra especialidade que o fisioterapeuta pode ter, que é ser responsável pelo auxílio na prevenção e na reabilitação do sistema cardíaco: a fisioterapia cardiorrespiratória.
 

Trata-se de uma área muito importante, pois o profissional com essa especialização trata de distúrbios cardíacos e respiratórios. Sua atuação pode ser efetuada no pré ou no pós-cirúrgico, bem como na prevenção ou no auxílio ao tratamento de doenças que envolvam o coração e o pulmão. Geralmente, casos de doenças pulmonares ou cardíacas são tratados na unidade de terapia intensiva, já que esses quadros geralmente inspiram cuidados maiores.
 

VEJA TAMBÉM:

Dores na coluna e a fisioterapia como aliada

A história da ventilação não invasiva com pressão positiva (VNIPP)

A fisioterapia é necessária para os atletas e os iniciantes em modalidades esportivas

Qual é o papel do fisioterapeuta em uma emergência?

Por que a fisioterapia é tão importante no tratamento desse tipo de doença?
 

Quando alguns músculos sofrem mobilização, seja ela de forma passiva, ativa ou assistida, o processo de recuperação é mais rápido. Porém, é importante ressaltar que o fisioterapeuta não atua apenas quando a doença já está estabelecida. Na verdade, a fisioterapia cardiorrespiratória é uma poderosa ferramenta de prevenção.
 

Trabalho de prevenção
 

Sabia que a fisioterapia pode ajudar a resolver casos de asma? Sim, os conhecimentos do profissional podem ajudar o paciente a praticar exercícios respiratórios que ajudam na expansão de sua capacidade pulmonar. O mesmo acontece com aquelas pessoas que têm problemas do coração. Elas precisam colocar os músculos em ação para evitar problemas como a insuficiência cardíaca congestiva, por exemplo.
 

Como funciona o tratamento do paciente cardiopata?
 

Quando permanece no ambiente hospitalar, o paciente é orientado a fazer pequenas caminhadas e até treinos para o equilíbrio corporal. Quando recebe a alta hospitalar, o paciente é conduzido para um atendimento mais amplo e pode ser orientado a fazer caminhadas, corridas, exercícios de fortalecimento muscular e alongamento.
 

Especialização
 

A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) oferece a Pós-Graduação EAD em Fisioterapia Cardiorrespiratória. O objetivo do curso é fornecer conceitos e conhecimentos fundamentais sobre a atuação fisioterapêutica nessa especialidade, preparando os profissionais fisioterapeutas para o mercado de trabalho, qualificando-os como especialistas para as atividades de ensino, pesquisa e atuação profissional na emergência, UTI, enfermarias, atendimento ambulatorial e home care de pacientes com distúrbios cardiorrespiratórios. Saiba mais em: https://bit.ly/2JzU2mZ

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699