A arteterapia e a reabilitação

A arteterapia e a reabilitação

image

Quando pensamos em Arteterapia, associamos facilmente essa prática a uma série de expressões artísticas, como pintura, colagem, desenho e dança, entre outras. Essas técnicas são utilizadas durante o processo de tratamento na Arteterapia, porém, existe um significado muito mais profundo nesse tipo de terapia, que visa fazer emergir o ser mais íntimo para expressar seus sentimentos e emoções por meio da arte. Dessa forma, é possível tratar indivíduos que estão passando por um período de reabilitação, ao mesmo tempo que se estimula a criatividade.

VEJA TAMBÉM:

A importância da música na educação infantil

A arteterapia ajuda a curar feridas emocionais

Arteterapia: a criatividade usada para tratar doenças

A arteterapia pode ser eficiente no combate ao estresse e às dores de cabeça

A Arteterapia é uma técnica muito poderosa, que pode ser utilizada para o tratamento de depressão, ansiedade, autismo, síndrome do pânico, dependência química e de indivíduos que sofrem com hábitos abusivos. Por meio da arte, o ser humano consegue expressar seus sentimentos, explorar sua imaginação e sua criatividade, diminuir os níveis de ansiedade e de estresse, melhorar a concentração e a atenção, desfrutar de uma saúde mental mais equilibrada e de uma memória em plena eficiência.

 

O acolhimento e o poder de se expressar  
 

A arte dá ao ser humano a oportunidade quase única de expressar angústias, medos, tristezas, traumas e dores por meio de pinturas, desenhos, texturas, cores, músicas e uma infinidade de outras formas artísticas, proporcionando liberdade e gerando uma rede de acolhimento entre o indivíduo em tratamento, seus colegas de terapia e os profissionais que os acompanham.
 

Para um paciente que está em um processo de tratamento de reabilitação, é importantíssimo poder se expressar suas emoções mais profundas. Faz parte do tratamento poder dizer o que sente, e é dessa forma que os profissionais conseguem acolher e indicar as melhores técnicas para cada um.
 

Além de ser um tipo de terapia humanizada, a Arteterapia proporciona um momento de diversão e descontração. Através das expressões de arte, o paciente pode desfrutar de um momento de calma, tranquilidade e se sentir seguro para falar o que se passa em sua cabeça e em seu coração. Além disso, essa abordagem proporciona a chance de autoconhecimento, a ponto de desenvolver em cada um a capacidade de entender suas dificuldades, seus medos, seus gatilhos e qualquer outro aspecto que possa influenciar hábitos destrutivos.
 

Pós-graduação em Arteterapia
 

ARTETERAPIA é um método terapêutico que colabora para a expressão do inconsciente por meio das diversas ferramentas utilizadas e do olhar simbólico ao conteúdo manifesto.
O curso tem duração de 24 meses de teoria e prática, cumprindo a carga horária exigida pela UBAAT de forma intensiva, com 100 horas de estágio e 60 horas de supervisão.

 

Quer saber mais sobre o curso de Pós em Arteterapia da USCS? Acesse: https://bit.ly/3xazyYo


 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699